HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Mercado da água engarrafada cresce 25%
Cem milhões de litros foi o acréscimo no consumo de água engarrafada, em Portugal, nos dois últimos anos,
O mercado nacional da água engarrafada
teve, no acumulado dos dois últimos anos, um crescimento acima da média
dos bens de grande consumo. A subida foi de 25% em valor, representando
um acréscimo superior a 37 milhões de euros em faturação, segundo um
estudo da Nielsen.
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Aquele aumento de faturação beneficiou de uma subida do consumo, que
correspondeu a um adicional de 100 milhões de litros, no mesmo intervalo
temporal, equivalente a um incremento de 13%.
“Com sabor” seis vezes mais caras
Por outro lado, a oferta de produtores inovadores, mais valorizados,
também teve o seu peso nos ganhos. Basta atender a que o preço das
“águas lisas com sabor” é seis vezes mais alto do que as “águas lisas
sem sabor”, como revela Inês Gomes, client consultan sénior da Nielsen.
“A oferta de água engarrafada mudou nos últimos anos. O desenvolvimento
de produtos inovadores, com fórmulas alternativas, como é o caso das
águas com sabores, levou à criação de maior valor na categoria,
decorrente de um preço médio bastante mais elevado”, assinala Inês
Gomes, indicando que, nas águas com gás, o rácio é de cerca do dobro.
Ressalva, no entanto, que “estes segmentos alternativos não descolaram
significativamente, mantendo o seu peso relativamente estável nos
últimos anos e representando 25% da faturação total da categoria”.
“Sem gás”, por favor
“Sem gás”, por favor
Os portugueses continuam, assim, fiéis às águas sem gás, tendo sido esta
a modalidade mais consumida (86%) pelas famílias, no último ano.
As águas sem gás e sem sabor representam 75% da faturação total da
categoria e mais de 95% do consumo e, segundo a Nielsen, este é o
segmento mais dinâmico.
“Num contexto de mercado onde os consumidores estão cada vez mais
preocupados em questões de saúde e bem-estar, as marcas procuram
comunicar as características da origem do produto e benefícios
associados, e assim alcançar a diferenciação de uma categoria com
características de commodity, contribuindo também, para o dinamismo do
segmento”, conclui Inês Gomes.
* As modernices têm de ser pagas e bem, a água da torneira é maioritariamente boa.
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