10/03/2018

.

ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
AHRESP: 
Descida do IVA decisiva 
para empregos criados na Restauração

Em 2017, o emprego no setor da restauração e bebidas aumentou 16,1%, o que se traduziu em mais de 35 mil postos de trabalho criados só no ano passado. 
 .

Para o diretor-geral da AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a descida do IVA veio proporcionar “o clima de confiança necessário para que as empresas tenham a capacidade de manter e gerar novo emprego, sustentando a contínua subida dos resultados do Turismo”.

José Manuel Esteves sublinha que o crescimento generalizado do emprego no setor da restauração e bebidas “confirma a relevância da estabilidade fiscal”, recordando a reposição da taxa do IVA dos serviços de alimentação e bebidas para taxa intermédia, posta em prática no início da atual legislatura pela maioria parlamentar de esquerda.

Segundo o mais recente relatório da AHRESP, baseado em dados do INE, o vínculo laboral a tempo completo foi o mais utilizado em 2017, com uma representação de 86% do total, sendo o emprego por conta de outrem aquele que mais predomina, com uma representação de 73% do total. 

Já o emprego no setor do Alojamento teve um crescimento de 14,5% em 2017, o que se traduziu em mais de 9.000 postos de trabalho criados.

* A notícia é boa mas convém manter alguma reserva, não é só pela descida do IVA que houve aumento de emprego, o fluxo maciço de turistas tem muita influência. Os empregos na restauração são voláteis.

.

Sem comentários: