17/02/2018

.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
INE
PIB cresceu 2,7% em 2017,
.o ritmo mais elevado desde 2000

O INE divulgou hoje os dados do PIB para o último trimestre de 2017, avançando já uma estimativa do crescimento para o conjunto do ano de 2017. A economia portuguesa cresceu 2,4% no 4º trimestre, somando assim aos crescimentos expressivos registados no 1º (2,8%), 2º (3,0%) e 3º (2,5%) trimestres, e fecha o ano com um crescimento conjunto de 2,7%, o melhor registo em quase duas décadas.
.
QUANDO É O PIB BOM P'RA ELES?
Depois de ter crescido 1,5% em 2016, a economia portuguesa acelera assim fortemente em 2017, superando a meta inscrita pelo Governo no último Orçamento do Estado (2,6%). Adicionalmente, e para desaire de muitos adeptos da doutrina austeritária, o INE explica que o grande motor terá sido a procura interna. “Esta evolução resultou do aumento do contributo da procura interna, refletindo principalmente a aceleração do investimento, uma vez que a procura externa líquida apresentou um contributo idêntico ao registado em 2016.”, lê-se na nota do INE publicada esta manhã.

Podemos também olhar para os dados através de outro indicador usado pelo INE: o ano terminado no trimestre – ou seja, em vez de comparar um trimestre com o mesmo trimestre do ano anterior, comparar o somatório dos últimos quatro trimestres com o somatório equivalente do ano anterior – e verificar que o crescimento acelera desde metade de 2016.

* O crescimento do PIB ajuda mas não faz de Portugal um país bom para os seus cidadãos.

.

Sem comentários: