20/11/2018

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Sindicato: 
Greve dos juízes teve adesão
 de cerca de 90% 

Segundo a ASJP, cerca de 2.000 juízes terão aderido à greve.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) estima que o número de juízes que aderiu à greve desta terça-feira, 20 de Novembro, "rondará os 2.000", o que equivale a um nível de adesão de "cerca de 90%".

Num comunicado, o sindicato refere que as comunicações recebidas directamente na ASJP, até às 17:00 de hoje, indicam que 1.200 juízes fizeram greve.

"Tendo em conta o elevado número de juízes que enviaram directamente a comunicação aos Conselhos Superiores e aos juízes presidentes e dos que só comunicarão nos próximos dias, estimamos que o número total, quando se fizer o apuramento final, rondará os 2.000, que corresponde a cerca de 90% de todos os juízes", refere o comunicado. Existem cerca de 2.300 magistrados em Portugal.

A greve de hoje dá início a um protesto nacional sobre a revisão do seu estatuto, que a ASJP considera "incompleta", por não contemplar reivindicações remuneratórias e de carreira.

Estão previstos mais 20 dias de greve parcial, repartidos por diferentes tribunais e por datas que vão até Outubro de 2019. A greve foi convocada para todos os juízes em funções em todos os tribunais judiciais, tribunais administrativos e fiscais, Tribunal Constitucional e Tribunal de Contas.

Quanto à abrangência da greve, a ASJP adianta que houve participação nos Supremos Tribunais, Tribunal Constitucional, Tribunal de Contas, Tribunais da Relação e Tribunais Centrais Administrativos, Tribunais de Primeira Instância e Juízes Presidentes de tribunais superiores e de 1ª instância.

No que diz respeito à distribuição geográfica, a ASJP avançou com estas médias provisórias em tribunais de primeira instância:

Açores – 88%
Aveiro – 75%
Beja – 52%
Braga – 92%
Bragança – 60%
Castelo Branco – 70%
Coimbra – 64%
Évora – 64%
Faro – 87%
Guarda – 94%
Leiria - 88%
Lisboa Oeste – 64%
Lisboa – 87%
Lisboa Norte – 90%
Madeira – 82%
Portalegre – 92%
Porto – 91%
Porto Este – 80%
Santarém – 60%
Setúbal – 92%
Viana do Castelo – 80%
Vila Real – 78%
Viseu - 78%
Juízes estagiários – 70%

A greve dos juízes foi hoje criticada por várias personalidades, entre elas o primeiro-ministro e o presidente do Supremo.

* Salientamos o comentário do senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
.


.

Sem comentários: