29/09/2018

.
HOJE NO 
"JORNAL DE ANGOLA"
Rochas angolanas ganham o mundo

Mais de dez mil visitantes, entre curiosos e empresários passaram pelo stand de Angola no principal evento internacional dedicado a empresas do sector de mármores e pedras, a Feira de Verona “Marmomac – 2018”.

Entre os expositores, estão a empresa Silva & Silva e o consórcio formado pela Impulso Industrial Alternativo, Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal, envolvido no Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO). O consórcio é responsável pela pesquisa para determinar o potencial mineiro da região sul e sudeste, que abrange as províncias do Namibe, Huíla, Cunene, Benguela, Huambo, Bié, parte do Cuando Cubango e parte do Cuanza Sul, numa extensão territorial de quase 470 mil quilómetros.
 .
Em Verona, Angola está representada pelo secretário de Estado para Geologia e Minas, Jânio Victor, que participou da reunião da Assembleia-Geral da Associação Europeia de Operadores de Rochas Ornamentais (Euroroc). O responsável falou das potencialidades geológicas de Angola, o novo ambiente de negócios no domínio de recursos minerais e petróleo.

Jânio Victor afirmou que Angola vai continuar a apostar na busca de investimento privado nacional e estrangeiro, para fazer das províncias da Huíla e Namibe um centro de excelência na exploração e transformação de rochas ornamentais.

O secretário de Estado lembrou que Angola tem produtos ímpares para levar ao conhecimento do mundo, tendo apelado aos empresários a investirem no sector com a instalação de fábricas de processamento, maquinaria para extracção e insumos.
“Queremos ver, doravante, em Angola e no mundo, subprodutos acabados elaborados com nossas rochas”, disse o secretário de Estado, quando falava à imprensa depois de visitar a feira, que mostra o melhor do que há em termos de rochas no mundo.

Além de explicar o novo ambiente de negócios em Angola, as potencialidades geológicas e apelar ao investimento, o responsável percorreu igualmente exposições institucionais como a do Brasil, que juntou produtores e processadores de rochas ornamentais num único pavilhão, dando uma ideia de conjunto.

Marmomac é um encontro imperdível para todos os profissionais: produtores e operadores que procuram sucesso num contexto cada vez mais especializado e competitivo. 

É considerada a grande vitrina para admirar o melhor da tradição e inovação produtiva nacional e internacional, as operações realizadas no exterior e as inúmeras iniciativas para promover a peculiaridade e riqueza da pedra natural e seu potencial, para sua utilização em design e arquitectura.

A Silva & Silva está vocacionada para a produção de produtos acabados de granitos, mármores, calcários e outras rochas ornamentais, ladrilhos: vulgo mosaicos e outros utensílios para a construção civil. A empresa, com sede no Namibe, manifestou-se disponível em fornecer ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) cerca de 200 mil metros quadrados de produtos acabados de mármore e granito. A empresa possui uma fábrica de transformação de rochas ornamentais no Namibe.

* E o povo angolano, aquele que vive na miséria, o que vai ganhar com o negócio das pedras?

.

Sem comentários: