19/09/2018

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Desde 2012 que o número de desempregados 
não crescia tanto num mês de Agosto

O desemprego registado nos centros de emprego em Portugal continua a observar descidas homólogas de dois dígitos, mas este Agosto foi o pior mês dos últimos seis anos.

O número de inscritos nos centros de emprego continua 19% abaixo dos níveis registado há um ano. No total, há 338.147 desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, dia 19 de Setembro.
 .
Apesar de os números estarem melhor do que há um ano, a verdade é que em Agosto, quando comparado com o mês anterior, a evolução foi oposta, tendo sido registado um aumento de 2,3%. Uma evolução que é, aliás, normal em Agosto. Contudo, a subida deste ano foi a mais acentuada desde 2012, segundo os dados disponíveis no site do IEFP.

Já quando analisados os dados das novas inscrições nos centros de emprego, verifica-se um acréscimo pelo terceiro mês consecutivo, para um total de 40.869 pessoas. Este é também o número mais elevado de novos inscritos desde Março.

Os últimos dados conhecidos sobre a taxa de desemprego referem-se a Julho, mês em que a taxa terá estabilizado nos 6,8%, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor é o mais baixo em quase 16 anos.

O IEFP adianta ainda no relatório que a queda do desemprego registado em termos homólogos foi transversal a todos os géneros, idades e escolaridade. Já a subida mensal foi sentida, sobretudo, entre as "mulheres, na procura de novo emprego, em inscrições com menos de 1 ano e em habilitações de nível superior".

* Números são números se omitirmos à soma os desempregados de longa duração a quem não vale a pena estarem inscritos nos centros de emprego porque ninguém lhes liga, se também eliminarmos os que por terem meia dúzia de horas de trabalho por semana já  são considerados "empregados", ou também aqueles que frequentam umas aulas que mais parecem cursos de "cristandade laboral", dão-lhes uns tostões e toma lá que não és desempregado.
Não vale a pena tapar o sol com  a peneira.

.

Sem comentários: