30/09/2018

.
 HOJE NA 
"SÁBADO"
Mosquito que transmite Zika e febre amarela detectado junto a Portugal

Foram encontrados ovos de mosquito-tigre asiático na Extremadura, em Espanha. Badajoz foi um dos locais onde se descobriram vestígios do insecto que transmite Zika e febre-amarela. 
 .
As autoridades da Extremadura, em Espanha, detectaram a presença do mosquito-tigre asiático (Aedes albopictus), que transmite vírus como o do Zika e o da febre-amarela, em Monesterio e Badajoz. A região faz fronteira com o Alentejo e a Beira Baixa.

Em 2004, o mosquito-tigre asiático foi detectado pela primeira vez em Espanha, na zona da Catalunha. Mas até 2017, já se tinha espalhado por quase todo o país. Na Extremadura, foram adoptadas medidas de contenção como desinfecções dos locais que podem acolher o insecto.

A descoberta do mosquito aconteceu graças a um projecto de investigação da Universidade da Extremadura. Em Abril, a equipa da Universidade colocou 61 armadilhas em 17 pontos e em dois dispositivos, foram encontrados ovos compatíveis com o mosquito-tigre.

Segundo o jornal El Periodico, os mosquitos entram facilmente nos automóveis, o que potencia o espalhar do insecto pelo território.

O mosquito é reconhecível pelo corpo negro e pelas riscas brancas na cabeça, tórax, patas e abdómen.

* O mosquito já está em Portugal entrou sem precisar de passaporte, a Directora Geral de Saúde diz que neste momento não há perigo.

.

Sem comentários: