28/09/2018

.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Publicada portaria que regulamenta captação de filmagens internacionais

O Turismo de Portugal é o organismo gestor deste apoio em articulação com o Instituto do Cinema e Audiovisual.

A portaria que regula o novo programa de incentivo à captação de filmagens internacionais em Portugal, um dos programas previstos no Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema, foi publicada esta quinta-feira em Diário da República.
.
Este incentivo define um prazo máximo de 20 dias úteis para a apreciação dos pedidos e permite um reembolso até 30% das despesas em projetos “de elevado impacto económico ou cultural”.

Segundo se lê no texto do Decreto-Lei n.º45/2018, podem candidatar-se “obras com distribuição internacional, produzidas total ou parcialmente em Portugal com relevância para a promoção internacional e cultural do país”.

A dotação anual disponível para a captação de filmagens com distribuição internacional será de 10 milhões de euros este ano, podendo aumentar para 12 milhões até 2022. O montante máximo de apoio por obra é de quatro milhões de euros.

 Em comunicado, o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, destaca que “este incentivo irá promover a captação de filmagens que destaquem os recursos locais e o património português, o seu território e cultura”. “É um importante instrumento de atração de investimento estrangeiro na área do cinema e do audiovisual e dará merecida visibilidade externa ao nosso país”, acrescenta.

Também a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, acredita que “Portugal tem tudo para ser o melhor destino de filmagens do mundo”, sublinhando que “o instrumento agora criado é a peça chave que faltava para sermos o destino mais competitivo da Europa”.

O Turismo de Portugal vai gerir este apoio em articulação com o Instituto do Cinema e Audiovisual.

Em vigor deste junho, o Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema Fundo também financia visitas de prospeção de produtores estrangeiros que considerem a possibilidade de vir a filmar em Portugal.

 A publicação surgiu na semana em que estão representantes de produtoras de cinema norte-americanos a visitar possíveis locais e cenários para filmagens no país.

* Oxalá....

.

Sem comentários: