15/06/2018

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Ronaldo vai pagar 18 milhões 
.ao fisco espanhol e aceita 
.pena de prisão suspensa

Cristiano Ronaldo chegou a acordo com o Fisco espanhol. Terá de pagar 18 milhões de euros e ficará com uma pena suspensa de dois anos de prisão.

O futebolista português Cristiano Ronaldo já chegou a acordo com a procuradoria geral espanhola para resolver os problemas com o Fisco. Segundo o El Mundo, o jogador aceitou uma pena de dois anos de prisão suspensa, que será substituída por uma multa de 18,8 milhões de euros.
 .
Há cerca de um mês, o jogador português apresentou à Agência Tributária uma proposta para pôr fim à contenda que se arrasta há meses: declarava-se culpado e pagava 14 milhões de euros.

O fisco espanhol, recorde-se, reclama 14,7 milhões de euros referentes ao período entre 2011 e 2014 e relacionados com os direitos de imagem do jogador. Cristiano admite assim assumir a sua responsabilidade penal e concordar com os critérios do Fisco espanhol para exigir a tributação dos direitos de imagem em Espanha, que tem vindo a contestar em tribunal no último ano.

Caso não chegasse a acordo e fosse julgado em tribunal, uma condenação poderia sair cara ao jogador português. Segundo o El Mundo, os valores reclamados pelo Fisco espanhol poderiam disparar e, no pior dos cenários, chegar aos 100 milhões de euros: mais de seis vezes a quantia em falta junto do Fisco.

Por outro lado, e mesmo que o futebolista fosse declarado criminalmente inocente pelo tribunal, a Agência Tributária continuaria a tentar reaver os impostos em falta pela via administrativa, caso em que poderiam estar em causa mais de 30 milhões de euros.  Ou seja, Cristiano Ronaldo tinha todo o interesse em conseguir um acordo.

* No dia em que Ronaldo faz um jogo de raiva e dá a Portugal um precioso ponto a notícia deixa-nos penalizados, não tinha necessidade de fugir ao fisco.

.

Sem comentários: