28/05/2018

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HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Bruxelas: 
“Carros a gasóleo estão acabados” 
e “são tecnologia do passado”

Comissão Europeia vai poder multar as marcas automóveis que infringirem as regras de emissões.

“Os carros a gasóleo estão acabados.” As palavras são da comissária europeia da Indústria, Elzbieta Bienkowska, em declarações publicadas no domingo pela Bloomberg. A comissária reconhece que a fraude de 11 milhões de veículos de carros a gasóleo do grupo Volkswagen foi o ponto de viragem na perceção de Bruxelas em relação a estas motorizações. 
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 A SRA. COMISSÁRIA

“Penso que em alguns anos [estes carros] vão desaparecer completamente. Esta é uma tecnologia do passado”, reconhece Elzbieta Bienkowska. A União Europeia, tendo em conta estas declarações, vai acelerar a revolução tecnológica no transporte rodoviário e tentar que o Velho Continente continue na liderança nesta indústria mesmo com a concorrência dos Estados Unidos e da China.

A comissária polaca entende ainda que a sociedade “já se apercebeu de que nunca haverá carros a gasóleo completamente limpos – isto é, sem emissões de NOX”. Os carros a gasóleo representam metade do mercado automóvel europeu e poluem mais do que os veículos a gasolina embora contribuem menos para o aquecimento global. 

Bruxelas, tendo em conta os problemas de saúde provocados pelos motores a gasóleo, vai poder multar as marcas automóveis que infringirem as regras de emissões. Poderão pagar até 30 mil euros por causa veículo ambientalmente defeituoso, acompanhando a política seguida nos últimos anos pela agência do Ambiente dos Estados Unidos (EPA, na sigla original). 

A Comissão Europeia também está a preparar mais legislação para restringir a produção de carros com motores de combustão e, desta forma, aumentar a montagem de veículos elétricos. 

A responsável europeia manifesta-se “um pouco menos frustrada do que há um ano” na elaboração desta proposta. Inicialmente, a “arrogância” das fabricantes automóveis, em conjunto com as ligações próximas aos governos nacionais, geraram dificuldades, acrescentou Bienkowska. 

A comissária para a Indústria pretende ainda que a Europa desenvolva baterias para carros elétricos, podendo mesmo conceder algum financiamento para tal. “Queremos ter as primeiras baterias produzidas na Europa e também toda a cadeia de valor. Este é o tipo de projeto que nenhum estado membro pode suportar sozinho.”

* O velório já começou mas o cadáver leva tempo a ser cremado.

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