14/04/2018

.

ESTA SEMANA NA
"GERINGONÇA"
Volume de negócios na Indústria 
acelerou para 6,7% em fevereiro

A economia portuguesa continua a dar sinais de sustentação na recuperação. O índice de volume de negócios na indústria acelerou para uma variação homóloga de 6,7%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Para esta variação contribuiu essencialmente o mercado nacional que cresceu 7,3%, quando janeiro a variação homóloga havia sido 2,6%. Já o índice relativo ao mercado externo cresceu em termos homólogos 5,9%, um ligeiro recuo face à variação de 6,3% registada no mês anterior.
.
JÁ MUDOU A SITUAÇÃO?
Olhando para os diferentes agrupamentos, o principal contributo para o crescimento do índice vem dos Bens de Investimento, que registaram um crescimento de 22,0%. A contribuir para a aceleração do índice esteve também o agrupamento Energia, que apesar do crescimento residual de 0,5%, recuperou de uma quebra de 12,5% registada no mês passado.

As variáveis sociais continuam a acompanhar o crescimento do volume de negócios. O índice relativo ao emprego na indústria registou uma variação homóloga de 3,7%, igual à registada em janeiro, enquanto as remunerações registaram um crescimento de 2,8%, um valor ligeiramente inferior aos 3,4% registados em janeiro.

* Parece-nos um bom indicador mas insuficiente para deitar foguetes, o conceito indústria é muito vago.

.

Sem comentários: