14/04/2018

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
João Araújo abandona defesa de
 Sócrates na Operação Marquês

O advogado João Araújo, que há cinco anos representa José Sócrates no processo da Operação Marquês, terá abandonado a defesa do antigo primeiro-ministro.

Os últimos requerimentos e recursos apresentados em nome do antigo governante foram apenas assinados pelo advogado Pedro Delille. No processo não entrou, no entanto, nenhuma declaração de renúncia. 
 .

Contactado pelo CM, João Araújo não quis comentar: "É um assunto entre mim e o eng. José Sócrates. Não quero esclarecer nada", afirmou. João Araújo, que já era advogado de Maria Adelaide Monteiro - a mãe de José Sócrates - foi o advogado inicial do antigo primeiro-ministro.

Pedro Delille só depois se juntou à equipa de defesa. João Araújo, rosto de várias polémicas com magistrados e jornalistas, foi quem foi a Paris buscar Sócrates antes de ser detido, a 21 de novembro de 2014, no Aeroporto de Lisboa.

O processo entra agora noutra fase. O juiz Carlos Alexandre deverá abrir prazo para a fase de instrução já na próxima semana. A acusação foi deduzida em outubro, mas o processo estava parado há vários meses devido aos recursos de Sócrates. Os advogados avançaram com um incidente de recusa para afastar Carlos Alexandre, mas o Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o pedido.

 A defesa contestava que Alexandre pudesse ser escolhido como juiz de instrução. Assim que for fixado o prazo para a instrução, haverá um sorteio entre os dois juízes do Tribunal Central: Ivo Rosa e Carlos Alexandre.

* Marujo ao mar, Araújo ao ar....

.

Sem comentários: