17/01/2018

.
HOJE NO 
"RECORD"
Espanhola abandona após fazer 
140 quilómetros a sangrar

A espanhola Rosa Romero, esposa do piloto Nani Roma, abandonou esta quarta-feira o Dakar'2018, devido a uma ferida profunda provocada por uma queda sofrida durante a etapa 10, realizada no dia de ontem. Ao que parece, a espanhola, que até então era 66.ª colocada, percorreu cerca de 140 quilómetros com a perna a sangrar até chegar a Belén, cidade na qual acabou por decidir abandonar.
.
De acordo com os relatos da imprensa local, a queda sofrida por Rosa Romero sucedeu na ligação entre a primeira e a segunda parte da especial de ontem, a cerca de 700 metros do reinício, quando esta terá caído e chocado com uma rocha. A espanhola recompôs-se e quando se preparava para retomar a marcha, uma parte metálica da sua KTM acabou por lhe fazer um corte profundo na perna esquerda, muito próximo da veia femoral. Rosa seguiu em prova, cruzou a linha de meta, mas chegou ao bivouac totalmente ensanguentada, com uma ferida que necessitou de ser suturada com oito pontos.

"À medida que ia avançando na etapa notava que o sangue começava a baixar pela minha perna. Cheguei a pensar que devia parar para pedir assistências, mas não queria parar. Queria chegar ao final ou até onde o meu corpo aguentasse. E consegui. Terminei a etapa", relatou a piloto, de 48 anos, para quem a desistência traz um sentimento de "raiva". "Estava a aguentar muito bem este Dakar tão difícil e bonito e estava certa de que conseguiria chegar a Córdoba", acrescentou.

Esta manhã, e depois de ser observada pela equipa médica do Dakar'2018, a espanhola acabou por ser aconselhada a abandonar, pois existia o risco de a sua situação piorar durante a exigente tirada desta quarta-feira.

* Valente na coragem e sofrimento

.

Sem comentários: