08/10/2017

.
ESTA SEMANA NA 
"EXAME INFORMÁTICA"
Ikea tem laboratório
 a produzir a comida do futuro

A cadeia sueca Ikea revelou o Lokal, um laboratório inovador que recorre a hidroponia para produzir a comida que vamos comer no futuro. O destaque é que este método é três vezes mais rápido que as técnicas atuais.

A Ikea pretende que todos possamos produzir os nossos frescos, mesmo sem ter luz do Sol ou acesso a solos. A solução passa por uma mini-quinta vertical que recorre a sistemas de hidroponia para o crescimento dos alimentos. As plantações são mantidas em água, com a quantidade correta de nutrientes, dentro de uma caixa com o clima controlado. 
 .
NO IKEA? JAMAIS!
Há ainda luzes LED que simulam o estímulo da luz solar e que permitem colheitas três vezes mais rápidas do que permitem os métodos tradicionais. De acordo com a Cnet, este método usa 90% menos água, cria menos resíduos e elimina a necessidade de plantações ao ar livre, expostas ao Sol.

O próximo desenvolvimento da Ikea passa por integrar o laboratório da Space10 com os assistentes pessoais inteligentes como o Google Home. Dessa forma, os sensores e a Inteligência Artificial recolhem dados, analisam-nos e usam essa informação para proceder a otimizações.

A inovação foi apresentada durante o London Design Festival e foram servidas mais de duas mil saladas produzidas desta forma. A cem desses visitantes, foi apresentado um inquérito de satisfação e 90% responderam que era “deliciosa”, havendo apenas um que não gostou.

* Quando elaborarem cozido à portuguesa, chispalhada ou polvo à  lagareiro aceitaremos conversar, antes disso a comida Ikea saberá a madeira prensada.

.

Sem comentários: