10/12/2017

.
HOJE NO 
"A BOLA"

Depois de Bosman, mais uma decisão 
que pode abalar o desporto europeu

Mark Tuitert e Niels Kerstholtk, dois patinadores noruegueses, entraram numa luta judicial que, na passada sexta-feira, resultou numa decisão que pode abalar o desporto europeu como o conhecemos hoje.

Segundo relata o jornal espanhol El Confidencial, a Comissão Europeia deu razão aos dois patinadores no duelo que mantêm com a União Internacional de Patinagem sobre o Gelo; e no qual reclamam contra a proibição dos patinadores participarem em competições não autorizadas pela referida União Internacional da modalidade, sob ameaças que vão até à exclusão para a vida da prática da modalidade a nível profissional.

Os dois atletas alegaram abuso de posição dominante e restrição da liberdade de desempenho da atividade profissional, com consequente prejuízo económico.
 .
De acordo com o El Confidencial, a Comissão Europeia, na sua decisão de dar razão aos patinadores salvaguarda, por um lado, que a União Internacional de Patinagem Sobre o Gelo é livre de sancionar os desportivas que incorram em infração; por outro, refere que as normas do organismo lhe permitem perseguir objetivos comerciais, em detrimento dos desportistas e outras entidades organizadoras; e diz, ainda, que estas regras impedem que essas outras entidades organizadoras consigam contar nas suas provas com os melhores desportistas.

A terminar, a Comissão Europeia terá concedido 90 dias à União Internacional de patinagem para reajustar as suas normas, que, entende, entram em colisão com as regras da União Europeia.

* Há muito caciquismo em todo o desporto que é preciso derrubar. Blatter e Platini  são dois exemplos.

.

Sem comentários: