23/11/2017

.
HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"

Ministro do Ambiente: 
Preços da água vão subir, 
mas não para já

Para 2018 o tarifário da água já está aprovado. Mas, com a eficiência hídrica a tornar-se um problema cada vez mais premente, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, não descarta o aumento do preço da água no futuro.

“O preço da água é um preço cujas propostas vêm das autarquias, tem uma entidade reguladora e as tarifas do próximo ano estão aprovadas” frisou João Matos Fernandes, à margem da conferência anual do BCSD, evento realizado em parceria com o Dinheiro Vivo, também o media partner do Meet 2030.
 .
Contudo, o ministro do Ambiente, não descarta a hipótese de, no futuro, e num quadro de eficiência hídrica, haver um aumento dos preços da água – “de longe a utility mais barata”, sublinhou. “Nos últimos anos tem-se falado muito, e bem, de eficiência energética e este é claramente o tempo de percebermos que também temos de falar em eficiência hídrica, até porque a quantidade de água que temos não se transforma. Não há maneira produzir mais. E o preço também é um fator dessa mesma eficiência”, afirmou João Matos Fernandes.

 O responsável pela pasta do Ambiente sublinhou a importância do BCSD enquanto instituição capaz de transformar mentalidades “dos gestores das empresas e dos seus quadros mais importantes”. Para João Matos Fernandes sendo o compromisso da descarbonização um compromisso de toda a sociedade, onde as empresas têm um papel da maior relevância, o papel assumido pelo BCSD é fundamental. “São de facto um parceiro do Governo e, mais do que isso, uma entidade com projetos próprios, fundamentais para a descarbonização da sociedade em Portugal”, disse.

Na conferência anual da BCSD, que teve lugar esta quinta-feira na sede da EDP, em Lisboa, foram apresentadas as conclusões da iniciativa Meet 2030 e discutidos os temas da “agenda global da sustentabilidade” e da “tecnologia e inovação do presente com impacto no futuro”. Os debates contaram com a participação de CEO de empresas como Diogo da Silveira, da Navigator Company, e Ângelo Ramalho, da Efacec, e foram moderados por Rosália Amorim, diretora do Dinheiro Vivo, e pelo jornalista António Perez Metelo.

* Os portugueses são perdulários e egoístas, até na água.

.

Sem comentários: