18/11/2017

.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Secretário de Estado da Saúde espera que parlamento aprove tributação sobre sal

Fernando Araújo afirma que esta é uma “tributação inteligente” que pretende levar a indústria a usar menos sal nos alimentos que produz, beneficiando assim a saúde dos portugueses.

O secretário de Estado e adjunto da Saúde falava aos jornalistas no final da apresentação do relatório sobre o consumo de tabaco em Portugal e a propósito de uma alegada intenção de alguns deputados não deixarem passar esta medida proposta no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).
.
A indústria, por seu lado, tem-se manifestado “aberta” à medida, disse o governante, sublinhando o sucesso da taxação dos produtos com mais açúcar já em vigor e que conduziu a uma redução significativa do consumo destes produtos em 2017. “A Assembleia da República é responsável e defenderá a saúde pública dos portugueses”, afirmou. Para Fernando Araújo, a tributação, demonstram os estudos, é “indispensável para mudar os hábitos”.

Em Portugal, todos os dias são consumidas a mais 30 toneladas de sal. De acordo com a proposta de OE2018, o Governo quer criar um novo imposto de 0,80 euros por quilo sobre as bolachas, biscoitos, batatas fritas e desidratadas e flocos de cereais, quando estes alimentos tiverem mais de 1 grama de sal por cada 100 gramas de produto.

O Governo prevê que novo imposto sobre os alimentos com elevado teor de sal renda aos cofres do Estado uma receita de 30 milhões de euros, que é “consignada ao Serviço Nacional de Saúde, para a prossecução dos programas para a promoção da saúde e para a prevenção da doença”.

* É preciso penalizar quem produz venenos alimentares.

.

Sem comentários: