HOJE NO
"DESTAK"
Cinemateca homenageia Delfim Santos com filme sobre crianças refugiadas
A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, homenageia o filósofo, ensaísta e professor universitário Delfim Santos, na próxima segunda-feira, com a exibição do filme "Aldeia Branca", de Leopold Lindtberg, sobre crianças refugiadas, no contexto da II Guerra Mundial.
.
A obra, uma coprodução anglo-suíça do início da década de 1950, tem como ponto de partida os Alpes, lugar onde se reúnem sobreviventes do conflito e uma história de amor entre dois instrutores do campo que acolhe crianças. Porém, o centro do drama prende-se com a instrumentalização das personagens, por parte dos poderes políticos - "e de quem sofreu com eles", escreve a Cinemateca - e com "as jovens vidas que se veem sem raízes", num continente ainda marcado pela "maior das feridas".
O filme "Aldeia Branca" foi selecionado para o Festival de Cannes, em 1953, estreado em Portugal um ano depois e faz parte do núcleo de ensaios de Delfim Santos dedicados ao cinema, que também integra a reflexão sobre títulos como "O Terceiro Homem", de Carol Reed, "The River", de Jean Renoir, "Umberto D.", de Vittorio De Sica, e "Anos Felizes", de William Wellman, entre outras produções.
* Delfim Pinto dos Santos (Porto, 1907 — Cascais, 1966) foi um filósofo, pedagogo, escritor e professor universitário português, autor de uma extensa obra abrangendo os géneros do tratado filosófico, do ensaio, do memorialismo, da oratória, da crítica (literária e alguma cinematográfica) e da crónica, difundida em numerosas publicações da imprensa periódica, científica, cultural e da especialidade.
Foi um dos pioneiros na adoção dos meios audiovisuais na Educação e
nessa qualidade foi convidado a presidir ao Conselho Pedagógico do
Instituto de Meios Audiovisuais de Ensino (IMAVE), organismo criado em
dezembro de 1964 pelo Ministério da Educação Nacional para dar início no
mês seguinte à Telescola, vigente até 2003. Este importante recurso de
educação à distância para as populações rurais era direcionado para o
então chamado 'Ciclo Preparatório.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário