08/09/2017

.

HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"

Trump pede à população que tenha
.cuidado e se desvie do furacão

O Presidente norte-americano, Donald Trump, pediu à população das zonas em alerta para a passagem do Irma que "se mantenha em segurança" e "se possível, saia do caminho" do furacão de "proporção épica".

"O furacão Irma é de proporção épica, talvez o maior que já vimos. Mantenham-se em segurança e saiam do seu caminho, se possível", escreveu Trump num tweet.

Num outro tweet, o presidente dos Estados Unidos elogiou "a incrível Guarda Costeira" que "salvou mais de 15.000 vidas" na passagem do furacão Harvey, no final de agosto. "Adoramos a Guarda Costeira!".

Mais de um milhão de residentes das zonas costeiras da Florida receberam hoje avisos para se prepararem para evacuar as suas casas. Uma das propriedades notificadas foi a estância de Donald Trump em Mar-a-Lago, em Palm Beach, sul da Florida.

O governador da Florida, Rock Scott, advertiu hoje que todos os habitantes do estado -- 20 milhões - devem preparar-se para a possibilidade de terem de ser retirados.

"Esta tempestade é maior que o nosso estado. Todos os habitantes devem estar preparados para sair rapidamente", disse Scott, em conferência de imprensa.

O furacão Irma foi hoje qualificado pela Organização Mundial de Meteorologia como o mais forte de sempre no Atlântico, mantendo ventos de quase 300 Km/hora por 37 horas consecutivas e gerando mais energia que as oito tempestades que o antecederam na região.

O Irma, que perdeu força nas últimas horas e está agora na categoria 4 da escala de Saffir-Simpson, encontra-se ao largo de Cuba e avança na direção da Florida, onde deve tocar terra na madrugada de domingo.

Nos dias anteriores, o furacão fustigou as Caraíbas, fazendo pelo menos 19 mortos e devastando localidades inteiras nas Antilhas.

* - Oh Trump,  olha o furacão aí à tua frente, desvia-te pá, senão  levas com ele  na tromba!

.

Sem comentários: