16/09/2017

.
ESTA SEMANA NA
"GERINGONÇA"
Portugal é o país europeu com
.menor número de abortos

A lei que despenalizou a interrupção voluntária da gravidez é um sucesso e a prova disso mesmo é o facto de Portugal ser hoje o país da Europa onde se realizam menos abortos. Quem o garante é o Diretor-Geral da Saúde Francisco George que, a um mês de terminar a sua carreira de 44 anos, deu uma entrevista à Agência Lusa.
.
“[O aborto] era um problema da sociedade portuguesa. Interrupções feitas sem condições de higiene, de dignidade para a mulher. O reconhecimento deste direito [à IVG] veio melhorar as condições de saúde da própria mulher”, considera o diretor-geral da Saúde.

A DGS assegurou, na altura, a regulamentação e implementação da lei que permite IVG, mas Francisco George reconhece muito desse trabalho a Albino Aroso, considerado o “pai” do planeamento familiar e falecido em 2013. Atualmente, garante Francisco George, Portugal está “no lugar mais cimeiro ao nível europeu” no que se refere às interrupções de gravidez, sendo o país com “menos interrupções por cada mil nascimentos vivos”.

* Uma resposta social aos "empata fadas".

.

Sem comentários: