HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Jovem empresário planta árvores por
cada par de botas que vende na internet
Carlos
Gonçalves, de 23 anos, foi recentemente premiado no concurso "Tâmega
Sousa Empreendedor", na categoria "Ideias com futuro"
Um
jovem empresário de Amarante está a vender botas, de produção
artesanal, na Internet, prometendo aos clientes a plantação de duas
árvores autóctones por cada par adquirido.
A ideia designa-se 'Walkest - Walk by Forest',
tem o apoio da associação ambientalista Quercus, e está a ser
desenvolvida através da 'Indiegogo', plataforma internacional na
Internet de recolha de fundos para projetos ou ideias.
Carlos
Gonçalves, de 23 anos, é mentor do projeto 'Walkest', recentemente
premiado no concurso "Tâmega Sousa Empreendedor", na categoria "Ideias
com futuro". A ideia começou a ser estruturada através do programa de
aceleração de competências 'Jump Box', em Amarante.
Para já, contou à Lusa, existem quatro
protótipos de um modelo de bota em couro, concebido de raiz, produzido
na zona da Benedita (Alcobaça), de forma totalmente artesanal.
Esses
protótipos, explicou, foram a base da campanha de imagem já realizada,
nomeadamente um vídeo e fotografias, material que pode ser visualizado
na plataforma 'Indiegogo'. Essa página alberga projetos de todo o mundo
de 'crowdfunding', expressão inglesa para designar uma forma recente de
angariação de financiamento para um projeto através de uma comunidade
que partilha os mesmos interesses
Neste
contexto, os interessados na ideia devem efetuar, naquela página de
'crowdfunding', a pré-reserva das botas e efetuar o pagamento, ali
designado por donativo, de 75 euros por cada par. Os interessados
poderão adquirir outros produtos do projeto, como bases para copos, ou
simplesmente deixar o seu donativo para o projeto, sem efetuar qualquer
compra.
É objetivo da 'Walkest', na
campanha em curso, que decorre até 14 de outubro, atingir os 15 mil
euros e com o valor angariado dar início à produção 100% artesanal das
botas.
Os artesãos escolhidos, disse, têm mais de 50 anos de experiência no ofício.
Carlos
Gonçalves prevê que os primeiros pares comecem a ser enviados aos
compradores em meados de novembro. Com cada par, destacou o
empreendedor, seguirão uma fotografia do momento da plantação das
árvores, que serão "batizadas" com o nome dos compradores, e a
localização GPS.
O mentor do projeto
explica que a ideia se propõe promover "dois valores, nomeadamente o
artesanato e a natureza, tendo em conta que, observou, estas formas de
artesanato estão a acabar no nosso país e Portugal é o quarto do mundo
com maiores taxas de desflorestação.
O
conceito está também a ser divulgado nas empresas de calçado da região
do Tâmega e Sousa, com as quais a 'Walkest' se propõe "dinamizar
sinergias". Pretende-se, precisou Carlos Gonçalves, levar a ideia mais
longe, através das redes e canais comerciais daquelas empresas.
A
exposição do conceito 'Walkest' nas feiras em vários pontos do mundo em
que participam as empresas exportadoras da região é um dos propósitos,
explicou.
* Rendemo-nos, a ideia é brilhante!
.
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