23/08/2017

.

Hogewey Village
 HOLANDA

Na maior parte do mundo, as pessoas com demência são tratadas como “problemas a sociedade” e normalmente acabam em algum lugar para serem tratadas como se fossem prisioneiros, deixando toda de sua vida normal para trás. 
 .

Porém existe um lugar no mundo onde tudo é diferente e incrivelmente melhor:

Todos os avanços que a humanidade fez criaram uma sociedade diferente e mais idosa. E apesar de termos tratamentos para diversas doenças, conforme os anos vão passando, nosso corpo tende a perder suas capacidades. Essa incapacidade de algum sistema que nos mantém vivo pode fazer com que a pessoa adquira uma demência.
.

A demência é um problema que torna a pessoa incapaz, fazendo com que suas capacidades mentais sejam diminuídas ou mesmo totalmente perdidas. Alguns pacientes passam por surtos, onde perdem a capacidade de fazer qualquer coisa por um tempo e depois voltam ao normal. Mesmo nesses casos mais brandos, a convivência em uma cidade normal pode ser problemática e perigosa, por isso, na Holanda, algo foi especialmente criado para essas pessoas.
.
Quem anda pelas ruas de Hogewey sente-se em uma cidade normal, mas curiosa. Lá, as pessoas entram nos mercados, pegam suas compras, que são passadas pelo caixa normalmente, mas não precisam pagar por nada. As ruas são floridas e cada praça lembra uma época. Alguns lugares parecem terem saído diretamente dos anos 50, outros são réplicas do mundo atual.
.
A cidade de Hogewey foi feita especialmente para tratar pessoas com demência de maneira que elas não se sintam pacientes. O local é perfeitamente seguro e sem carros nas ruas. Todos os atendentes, desde o mercado até a farmácia, são pessoas especialmente treinadas para cuidar de pessoas com demência. Cada detalhe é pensando para ajudara vida dessas pessoas e torná-la a mais normal possível.
.
Parentes podem morar juntos com os pacientes e cada pessoa é colocada em uma parte da cidade onde mais se identifica. Por exemplo, se o paciente viveu sua infância nos anos 50, ele vai ser designado para morar em um local que lembra essa época de sua vida, o deixando mais tranquilo e feliz.
.
Muitas pessoas podem considerar que essa espécie de mentira é ruim, mas os resultados falam por si só. Todos os pacientes que vivem no local precisam de menos medicamentos do que os que são tratados em clínicas tradicionais e são mais felizes. Tudo porque, apesar da doença, eles ainda vivem uma vida normal, que torna suas limitações menores e os deixa livres.
.

Esta é a solidariedade verdadeira, surgiu como ideia em 2003 e em 2009 já estava a funcionar.
.

 FONTE: http://www.eutesalvo.com/ads/87874/8

 .

Sem comentários: