08/04/2017

.
ESTA SEMANA  NA  
"GERINGONÇA"

Refugiados: 
Portugal pioneiro a receber menores sem família excluídos do programa europeu

Portugal é o primeiro país da Europa a receber refugiados menores de idade não acompanhados que não são abrangidos pelo programa oficial europeu. 
 .

Tratam-se de crianças e jovens que fugiram de cenários de guerra e que perderam a família, chegando à Europa completamente sozinhos. Como não cumprem os requisitos do Plano Europeu, não têm para onde ir.

Através da CNIS, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Portugal acolheu já cinco jovens afegãos que estavam em campos de refugiados sem qualquer familiar e que, por causa da nacionalidade, não eram abrangidos pelo programa da UE de recolocação. Ana Rodrigues, do gabinete de apoio técnico da CNIS, conta que foi no terreno que deu conta desta lacuna no plano traçado pelos líderes europeus.

O dinheiro para ajudar estes menores não acompanhados foi conseguido através de uma campanha de recolha de fundos que a ONG METAdrasi levou a cabo na Grécia. Por este acolhimento não se enquadrar no programa europeu de recolocação de refugiados, houve a intermediação de autoridades judiciárias dos dois países para autorizar a saída e entrada destes menores, que ficam sob a responsabilidade do Estado português.

* Mas o que interessa esta acção aos xenófobos germano e holandês?

.

Sem comentários: