23/04/2017

.
EM ABRIL NA 
"PCGUIA"

Microsoft sabe (quase) tudo sobre 
o que se passa num computador 
com Windows 10

A Microsoft sempre disse que o Windows 10, lançado há dois anos, lhe passava informação acerca daquilo que o utilizador faz no computador. O que não se sabia era que tipo de informação. Hoje num artigo publicado no Technet, o site que dá apoio aos programadores de aplicações para as plataformas da empresa, a Microsoft elenca todas as informações que o sistema operativo revela sobre as acções do utilizador.
.
A quantidade de informação é simplesmente gigantesca. E a níveis fora do comum em aspectos triviais, como por exemplo os ficheiros de media que usa (vídeo, áudio ou e-books). Note-se que a informação recolhida não indica o nome do ficheiro, nem se são desenhos animados ou um filme pornográfico, mas sim o tempo que demora a ver um determinado ficheiro, onde este se encontra ou ainda quantas vezes o usou.

Como não poderia deixar de ser, outro campo onde a informação recolhida é em grandes quantidades é na navegação na Internet. A empresa tem acesso aos URL que escreve no browser e ao histórico de navegação, por exemplo. Se usar o sistema de busca interno do sistema operativo, essa informação também é passada.

A nova versão Creators Edition, que chegará aos computadores dos utilizadores de Windows 10 este mês, tem uma ferramenta que permite ao utilizador limitar um pouco a informação que é enviada para a Microsoft, mas não dá a hipótese de desligar completamente a recolha de informações.
Veja aqui a lista completa das informações recolhidas pela Microsoft.

* Porque é que o Assange está preso? A Microsoft é um departamento de que agência de espionagem?

.

Sem comentários: