27/03/2017



HOJE  NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Douro contra plantação 
de 150 hectares de vinha 

Deputados sociais-democratas, entidade gestora da Casa do Douro e empresas de vinho do Porto contestam decisão. 

"A decisão do Governo é, pura e simplesmente, um ataque inaceitável aos viticultores do Douro." É desta forma que os deputados do PSD eleitos por Vila Real veem a autorização concedida à plantação de 150 hectares de novas vinhas na Região Demarcada do Douro. 
 .

A Federação Renovação do Douro (que ganhou a gestão da Casa do Douro) e a Associação de Empresas do Vinho do Porto também já se manifestaram contra a decisão. A Região Demarcada do Douro tem uma área de 39 570 hectares com direito a denominação de origem protegida (DOP) ou indicação geográfica protegida. Há ainda 4000 hectares de vinha sem direito a produção com DOP. 

Com um crescimento de 11% desde 2006 e 22% nos últimos 5 anos, as vendas não ultrapassam 65% da produção anual - 32 milhões de litros. Perante estes dados, o Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto aprovou, há mais de um ano, uma proposta de limitação de emissão de novas autorizações de plantação. 

Já este ano, o Ministério da Agricultura fixou as regras e os critérios de elegibilidade e prioridade, bem como os procedimentos administrativos a observar na distribuição de autorizações para novas plantações de vinha. 

Desta forma, considera o PSD que a nova autorização é "incompreensível, porquanto se sabe que há um crescente excesso de produção na região, contribuindo para a degradação para níveis humilhantes dos preços pagos aos milhares de produtores do Douro, na sua grande maioria pequenos e médios lavradores". Os deputados exigem, assim, a "reversão dessa autorização".

* Uma situação muito confusa, de um lado querem plantar vinhas do outro rejeitam, será loby?

 .

Sem comentários: