09/03/2017

.
HOJE  NO 
"i"
Bruxelas. 
Decore este nome: 
Maria João Rodrigues

Eurodeputada portuguesa surge na oitava posição de uma lista elaborada pelo jornal Politico. Para a publicação, uma das mais influentes do meio, Maria João Rodrigues é uma das deputadas "que é preciso conhecer" em Bruxelas

Maria João Rodrigues, deputada socialista no Parlamento Europeu, é um dos 40 eurodeputados mais influentes para o jornal Politico, uma das publicações mais respeitadas em Bruxelas. Na lista a eurodeputada surge logo na oitava posição, ‘encaixada’  entre David Mcallister (da Alemanha, colocado em sétimo lugar) e Sylvie Goulard, eurodeputada francesa (que o Politico pôs na nona posição). É a única deputada portuguesa que o Politico diz ser “preciso conhecer” no Parlamento Europeu.
.
“Recebi com satisfação este reconhecimento”, disse Maria João Rodrigues ao i e ao SOL. A eurodeputada, de 61 anos, é apresentada pelo Politico como uma espécie de “potência intelectual”, capaz de “flutuar” em torno dos principais pontos de poder no Parlamento Europeu.

Uma descrição que encaixa no discurso de Maria João Rodrigues em reação a esta distinção. “É preciso que os portugueses continuem a marcar a agenda Europeia, como tem acontecido em vários momentos chave da construção europeia”. Uma construção que, acredita a socialista, é um processo em aberto. “Estamos a lutar para que esta União volte a ter futuro, para nós portugueses e para todos os europeus! Chegou a hora de se fazer também política europeia", considera Maria João Rodrigues.

A socialista, ministra do Emprego durante o primeiro Governo de António Guterres, já foi conselheira especial da Comissão Europeia, Conselheira Especial do Primeiro-Ministro da Presidência da União Europeia e membro dos concelhos de administração de Notre Europe e do European Policy Centre. Os corredores de Bruxelas são-lhe, portanto, familiares – desde 1997 que trabalha no Parlamento Europeu.

A lista dos 40 a ter “debaixo de olho” – encabeçada pelo eurodeputado alemão Manfred Weber – pode ser consultada aqui.

* Maria João Rodrigues é uma senhora inteligente de personalidade vincada, discreta, não tem "rabos de palha", um exemplo.


.

Sem comentários: