22/03/2017

.
HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Feira da Foda à Monção 
promove anho no forno

Iniciativa divulga confeção de cordeiro num alguidar em barro e levado a um forno a lenha.

Há mais de 300 anos que se faz a venda de cordeiros - ou anhos - em Pias, Monção, mas só este ano a iguaria ali confecionada com os animais dá nome a uma feira gastronómica, que deverá atrair 15 mil visitantes àquela freguesia. 
 .
A Foda à Monção é o cordeiro assado num alguidar de barro e levado a um forno a lenha, juntamente com arroz. Poderá ser degustado, este fim de semana, na primeira edição do evento. A designação do prato tem duas origens. "Para vender os animais, os agricultores acrescentavam sal à água que aqueles bebiam, para que durante a feira os cordeiros tivessem grande porte. Só que, dias depois, voltavam ao estado normal e as cozinheiras exclamavam Hei, que f***!", à boa maneira minhota. 

Há também a indicação de que, quando as mulheres levavam para casa o prato, cozinhado em fornos comunitários, várias vezes caíam devido à degradação das estradas, dizendo "Que grande f***, ficámos sem almoço!", explica ao CM Agostinho Correia, autarca de Pias e grão-mestre da Confraria da Foda - fundada em outubro.
 .

 No fim de semana, a feira decorrerá numa tenda com 160 metros de comprimento e com a presença de cinco adegas, que apresentam os vinhos produzidos, além de tasquinhas, artesanato e música popular. Serão ainda entronizados 30 elementos na Confraria da Foda. No sábado de manhã, vão ser inaugurados os Tanques do Encontro e um forno comunitário, que pretendem imortalizar a tradição daquela terra. Os interessados em provar a iguaria pagam 16 euros e recebem um kit que poderão levar como recordação ou 12 euros por um kit descartável.

* Sem comentários, bom apetite!

.

Sem comentários: