04/02/2017

.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
Capital de risco: 
investimento em Portugal dispara 400% em 2016, Reino Unido em apuros

Os dados foram noticiados hoje pela Bloomberg após três anos consecutivos em que o total investido não ultrapassou os 5 milhões de euros, o ano de 2016 terminou com 18,5 milhões investidos em startups portuguesas, um valor 4 vezes maior que o alcançado em 2015.


Segundo os dados da consultora Preqin, o movimento ocorre em contraciclo com o Reino Unido e com a União Europeia, demonstrando que a recente decisão dos britânicos pelo Brexit, embora não tenha provocado um êxodo de Londres, está a acelerar a formação de startups noutros locais.

Segundo a Bloomberg, a incerteza provocada pelo Brexit já está a fazer estragos. Em 2016, o investimento em empresas de tecnologia britânica caiu 15%, cerca de 940 milhões de euros, a primeira queda em sete anos.
 .

A perda de acesso ao mercado único europeu estará a comprometer as estratégias de crescimento de fundadores que aspiravam usar o Reino Unido como rampa de lançamento para uma futura expansão europeia. Outro fator dissuasor poderá ser a perda de movimento que permite aos cidadãos europeus mudarem-se para o Reino Unido. Mais de 40% dos fundadores de startups britânicas obtiveram graus universitários fora do país, segundo a londrina Balderton Capital.

 * Há diferenças no quotidiano dos portugueses, vamos esperar pelos resultados dos financiamentos vindos do estrangeiro.

.

Sem comentários: