03/01/2017

.
 HOJE  NO
"i"

Um terço dos médicos do SNS
 estão em formação
Este mês há um número recorde de médicos a iniciar a formação pós-graduada nos hospitais públicos


Um terço dos médicos do Serviço Nacional de Saúde estão em formação. Dados fornecidos ao i pelo Ministério da Saúde revelam que, em outubro de 2016, havia 8507 médicos internos nos hospitais públicos e centros de saúde, representando um terço dos 26 299 clínicos que trabalham no SNS.
 .

Este mês começam a formação pós-graduada mais 3839 médicos, dos quais 2197 iniciarão o ano comum e 1642 a especialidade. Trata-se do maior número de sempre, destacou o governo, isto numa altura em que a Ordem dos Médicos tem alertado que o número crescente de internos a ingressar no SNS põe em causa a sua formação na especialidade, admitindo que é impossível continuar a aumentar as vagas para médicos em formação nos hospitais por não haver condições para o seu acompanhamento.


Miguel Guimarães, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM) e candidato a bastonário, dirigiu hoje uma mensagem aos jovens médicos.
 “Não hesitem em denunciar às autoridades competentes as insuficiências ou deficiências que condicionem negativamente a prática médica e a vossa formação. Nem hesitem em denunciar as más práticas conhecidas e repetidas”, escreveu o médico. “Não permitam que vos seja imposta a existência implícita ou explícita de racionamento terapêutico. Estejam preparados para contrapor com a definição e implementação de prioridades éticas em saúde.”


 
* Ao senhor candidato  a bastonário da OM faltou dizer 'não alinhem com médicos corruptos que, infelizmente, não se contam pelos dedos das mãos e dos pés'.

.

Sem comentários: