06/10/2016

.

HOJE NO  
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Schäuble em silêncio sobre 
resgate ao Deutsche Bank

Christine Lagarde pediu um acordo rápido entre o banco alemão e os EUA no dia em que foi especulado que as autoridades alemãs estão a interceder junto de Washington.

Sem comentários. O ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, não deixa qualquer palavra à possibilidade de o governo alemão estar preparado para resgatar o Deutsche Bank.
.
O silêncio do governante, transmitido pela Reuters, segue-se à notícia da agência noticiosa que, citando fontes de Berlim, indicou que as autoridades alemãs estavam a diligenciar no sentido de limitar a multa que os EUA querem impor ao Deutsche Bank.

Até aqui, o Governo negou qualquer envolvimento neste processo. Segue o processo de negociação entre as autoridades americanas e o gigante alemão para tentarem chegar a acordo para a multa de 14 mil milhões de dólares. A líder do FMI, Christine Lagarde, já veio defender que, "quanto mais cedo" houver um acordo, melhor para o Deutsche Bank.

Eventuais ajudas da Alemanha ao maior banco do sistema financeiro, que vai eliminar mais 1.000 postos de trabalho no país, já foram noticiadas mas nunca confirmadas. A pressão sobre o banco alemão, que não é nova, intensificou-se com a notícia da multa norte-americana e as dúvidas sobre o impacto na sua solidez.

A forma como a Alemanha vai lidar, politicamente, com eventuais necessidades do banco tem causado alguma tensão e ainda esta segunda-feira o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, veio – com a frase "não sei se ria ou se chore" – sublinhar a ironia de o presidente executivo do banco, John Cryan, mencionar a "especulação" como causa da queda em bolsa. Esta quinta-feira os papéis do banco caem 0,36% em Frankfurt para os 12,03 euros.

Merkel teve uma posição dura no que diz respeito a injecções de capital consideradas auxílios do Estado noutros países da Zona Euro, o que dificulta uma intervenção pública no banco alemão. A Europa, pela voz do líder do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem, também já o afirmou. Aliás, a forma como a Alemanha lidar com este caso poderá ser um sinal para Portugal, que ainda tem a venda do Novo Banco por resolver.

* O Deutsche Bank está uma FALCATRUA ainda mais negra que o Lemon Brothers, há negociatas escondidas na pátria do puritano Schäuble.

.

Sem comentários: