05/07/2016

.

HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Câmara do Porto aprova Medalha de Honra para Paulo Cunha e Silva

A Câmara do Porto aprovou esta terça-feira por unanimidade a atribuição da Medalha de Honra da cidade a Paulo Cunha e Silva, o vereador da Cultura que morreu em novembro.

Paulo Cunha e Silva é, este ano, o único galardoado com a Medalha de Honra da cidade do Porto, numa cerimónia marcada para sábado, às 11 horas, que vai incluir a atribuição de mais 23 distinções, segundo proposta aprovada em reunião camarária pública.
 .
O município vai, ainda, distinguir o Sporting Club da Cruz (mérito desportivo) e a agência de viagens Abreu, Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, José Pedro Aguiar-Branco (PSD, ex-ministro da Defesa e ex-presidente da Assembleia Municipal do Porto), Carlos Lage (PS, ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional -- CCDR - do Norte), Rui Sá, vereador da CDU na Câmara do Porto durante mais de 12 anos, João Semedo, do BE e Manuela de Melo, do PS (mérito, grau ouro).

Poças Martins, ex-responsável pela Águas do Porto, Ana Luísa Amaral, escritora, Ricardo Fonseca, ex-presidente da Administração da Metro do Porto, o Coral de Letras da Universidade do Porto, Gastão Celestino Teixeira (conhecido como "lobo do mar", por resgatar quem cai ao rio Douro, na zona da Ribeira do Porto), o enólogo João Rosas Nicolau de Almeida e Jorge Olímpio Bento são outras das personalidades que a autarquia quer distinguir com a medalha de mérito grau ouro.

Entre os medalhados com grau ouro encontram-se, também, José António Martínez de Villarreal Baena, cônsul geral de Espanha no Porto, Manuela Gouveia e Levi Eugénio Ribeiro Guerra, antigo diretor do Hospital de S. João, entre outros.

O Sporting Clube da Cruz, fundado em maio de 1919, em Paranhos, é a proposta da Câmara para receber a medalha de mérito desportivo.

A autarquia refere que o clube "sempre desenvolveu a sua atividade em diversos desportos e modalidades, subsistindo, no presente, as secções de Futebol e Atletismo". "No campo desportivo o clube participa nos campeonatos distritais organizados pela Associação de Futebol do Porto com sete equipas em competição nos escalões Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores", acrescenta.

Para a Câmara, "a relevância do Sporting Clube da Cruz não se limita ao desporto, mas alarga-se ao trabalho desenvolvido com a comunidade envolvente, uma das áreas mais carenciadas da freguesia de Paranhos".

As medalhas de "Bons Serviços - grau prata", destinam-se a Maria da Luz Ferreira, António Abel de Oliveira Monteiro Teixeira, Maria Palmira Saraiva Mendes e José Joaquim Moreira Teles.
De acordo com a Câmara, a Medalha Municipal de Honra destina-se a galardoar "quem tenha prestado à cidade serviços ou concedido benefícios de excecional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da atividade humana".
A proposta de medalhados, grau ouro, "distingue personalidades e instituições que tenham praticado atos de que advenham assinaláveis benefícios para a cidade do Porto, melhoria das condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros atos de notável importância justificativos deste reconhecimento no campo artístico, científico, cultural ou profissional".
A medalha de "bons serviços" destina-se a "funcionários municipais que, no cumprimento dos seus deveres, se tenham revelado e distinguido exemplarmente".

* Uma justa homenagem a um homem inteligente e honrado. O mérito de instituições e cidadãos  deve ser premiado.

.

Sem comentários: