11/06/2016

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Morreu o sociólogo Paquete de Oliveira

Tinha 79 anos e foi vítima de doença prolongada

Morreu este sábado em Lisboa o sociólogo Paquete de Oliveira, provedor do leitor do Público e ex-provedor do telespectador da RTP.

Ao longo de uma carreira multifacetada, o sociólogo, que foi vítima de doença prolongada, ficou conhecido do grande público quando se tornou comentador residente do programa Casos de Polícia, da SIC. A comunicação social foi sempre o seu campo de ação privilegiado.
 .
Madeirense, iniciou a carreira como jornalista em 1959 na ilha natal; entrou na redação do Jornal da Madeira aos 23 anos, como padre e chefe de redação. "Tive grandes problemas com a censura", disse ao DN quando deixou o último dos seus cargos públicos, como provedor da RTP, em abril de 2011. Num momento conturbado, com o arranque do Concílio Vaticano II, foi rapidamente desviado para Roma, em Itália, onde frequentou a Universidade Gregoriana. Estudou sociologia, um curso que, à data, não existia em Portugal.

Regressou a Portugal só em janeiro de 1974. Desvincula-se da igreja e preparava-se para embarcar para o Brasil com uma bolsa do Banco Mundial. Mas acabou por regressar aos jornais: dirigiu o Diário de Notícias da Madeira durante o PREC (Período Revolucionário em Curso) e chegou a admitir que, na altura, fora considerado "um perigoso comunista". 

* Era um homem sóbrio, competente como provedor, a comunicação social tem uma grande dívida de seriedade para com ele.

.

Sem comentários: