01/06/2016

.

HOJE NO
"OBSERVADOR"

Quatro das cidades mais poluídas do
. mundo não ficam na Ásia, mas em
. África… e todas no mesmo país

A OMS revelou que a cidade mais poluída do mundo não fica na Índia nem na China, mas num país africano que tem ainda outras três cidades no "ranking".

Os resultados do estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que analisa a concentração de matéria de pequenas partículas (PM10) foram divulgados e são surpreendentes. A cidade mais poluída do mundo chama-se Onitsha e fica na Nigéria. É uma cidade portuária no sul do país e regista um nível de PM10 30 vezes superior ao limite estabelecido pela OMS. 
 .

O país reúne outras três cidades que entram no ranking das mais poluídas do mundo. Kaduna aparece em 5.º lugar na lista, Aba em 6.º e Umuahia em 16.º.

O país enfrenta um grave problema de saúde pública, já que 94% da população está exposta a níveis de poluição superiores ao recomendado pela OMS. Nos restantes países da África Subsariana a média é de 72%.

À CNN, Maria Neira, diretora do departamento de saúde pública da Organização Mundial da Saúde, explicou que há vários fatores que contribuem para este fenómeno. Hábitos como usar combustíveis sólidos para cozinhar, a incineração de resíduos urbanos, a poluição que provém de carros antigos e ainda o uso recorrente de geradores elétricos estão na origem do problema.

A Nigéria ultrapassou a África do Sul e é agora a maior economia do continente africano, mas esse crescimento económico ainda está muito apoiado em tecnologias obsoletas e altamente poluentes.

Estes dados só dizem respeito a cidades com mais de 100.000 residentes que monitorizam a qualidade do ar. Há, por isso, muitas cidades que não entram no ranking, por não estarem atentas aos níveis de poluição do ar. A responsável da OMS louva o esforço da Nigéria em manter o registo da qualidade do ar e acrescenta ainda que este é um passo importante para lidar com o problema.

Em relação às soluções, podem passar por inventaria as fontes de poluição, investir num melhor sistema de transportes públicos e retirar de circulação os automóveis antigos.

* Isto acontece porque África é a lixeira a céu aberto dos países civilizados.

.

Sem comentários: