17/05/2016

.

HOJE NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Lucro da Luz Saúde aumenta 
16% no primeiro trimestre

A Luz Saúde, detida pela Fidelidade (do grupo Fosun), divulgou as suas contas do primeiro trimestre de 2016, referindo um aumento do lucro em 16% de 5,3 milhões para "resultados líquidos atribuíveis aos accionistas de 6,2 milhões".
 .
No documento divulgado no site da CMVM é referido um "aumento dos rendimentos operacionais consolidados em 8,5% face ao primeiro trimestre de 2015, para 116,1 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento do segmento privado (10,7%)".

Além disso, o "EBITDA consolidado é de 15,5 milhões de euros, o que corresponde a uma margem EBITDA de 13,3%, face a 14,4% no período homólogo de 2015, penalizada pela entrada no perímetro de consolidação integral do Hospital da Misericórdia de Évora (que, pela natureza da parceria, tem uma margem menor), pela aquisição do Hospital da Luz – Guimarães e Hospital do Mar – Gaia (que estão em processo de 'turnaround') e pela 'performance' do Hospital Beatriz Ângelo que neste trimestre teve uma margem negativa".

O relatório refere ainda "investimento total de 27,4 milhões de euros, dos quais 26,2 milhões de euros representam investimento de expansão de capacidade, quer em termos geográficos, com a aquisição do Hospital da Luz - Guimarães e do Hospital do Mar – Gaia, quer de unidades já existentes, com o investimento em curso na expansão da Clínica de Oeiras".

Assim, em função dos referidos investimentos, "verificou-se um aumento da dívida líquida de 31,6 milhões para 218,9 milhões de euros, atingindo um rácio anualizado de dívida líquida sobre EBITDA de 3,5 vezes (face a 3,1 no final de 2015)".

* Lucros à conta daquilo que paga o Estado português, a "mama" continua.

.

Sem comentários: