14/03/2016

.
HOJE NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO"

“VWLeaks”
Funcionário demitido acusa marca de
. apagar dados da fraude das emissões

Norte-americano está a processar a companhia. Alega ter sido despedido depois de tentar travar um colega que estava a destruir informação relacionada com a manipulação de emissões.

Um ex-funcionário da Volkswagen nos EUA está a processar o construtor por despedimento injustificado, alegando ter sido afastado após tentar travar um colega que apagou vários ficheiros relacionados com o escândalo das emissões fraudulentas.
 .

O caso surgiu este fim-de-semana nos media alemães e coloca sobre a Volkswagen nova suspeita de sonegação de provas na fraude denunciada nos EUA a 18 de Setembro. Nessa altura, a entidade ambiental acusou os alemães de terem instalado um ‘software’ que manipulava as emissões de óxidos de azoto durante os testes.

O jornal “Sueddeutsche Zeitung” e os canais WDR e NDR, que estão a trabalhar juntos na investigação, indicam que o ex-funcionário do centro de processamentos de dados da VW, no Michigan, alega ter sido despedido depois de denunciar internamente um colega que estava a apagar dados relacionados com a fraude.

O autor do processo contra a VW diz que a empresa começou a apagar informação logo que a fraude foi denunciada e assegura haver ligação entre as duas situações. As notícias não indicam, contudo o tipo de informação envolvida. O ex-funcionário diz que os esforços para impedir os colegas de apagar dados respeitaram a indicação do seu superior hierárquico, e que a demissão é resultado do receio da Volkswagen de que pudesse tornar o caso público.

Contra a Volkswagen já correm outros processos judiciais, entre os quais do Departamento de Justiça dos EUA, que pede uma penalização superior a 40 mil milhões de euros por, entre outras infracções, danos para a saúde pública dos norte-americanos.

* Os donos do dinheiro fazem o que lhes apetece.

.

Sem comentários: