07/01/2016

NUNO DELGADO

.






Treino fora do corpo 
para sucesso em 2016

Nesta época é comum todos fazermos promessas de como queremos transformar o nosso eu para que o ano novo seja tudo aquilo que desejamos. Perder peso, deixar de fumar, poupar dinheiro, mais tempo para os nossos entes queridos, sucesso profissional e pessoal estão entre os desejos mais solicitados! No dia 31, ao som das badaladas ou num outro qualquer ritual, é feito este primeiro passo de desejo de um melhor futuro, completamente inovador.

Contudo, quase sempre ainda antes do primeiro mês, esbarramos com o insucesso anunciado, verificando que esta epifania era uma mera visão de um oásis comportamental quase inatingível.

Caro leitor, é exatamente esse fenómeno de superação comportamental que está presente em todas as transformações humanas e chama-se processo de Treino. Processo esse que é amplamente dominado no mundo de alta competição, bem como por todos aqueles que preparam pessoas para hábitos de sucesso no dia à dia do mundo empresarial, artísco e pessoal. Permitam-me que levante um pouco o véu desse domínio e partilhe cinco dicas operacionais que desenvolvi ao longo da vida, através do meu percurso Olímpico, contacto e observação atenta com empresários, artistas ou mesmo com as crianças e famílias com as quais desenvolvo esta metodologia a que chamei Performance Global.

Procure sempre que possível a ajuda de um "treinador" à altura do desafio delineado - ninguém consegue treinar sozinho. E compreenda que todos os fenómenos de mundança comportamental estão associados às leis da epigenética e neuroplasticidade, sendo que hoje em dia está demonstrado que a meditação diária tem um impacto potenciador na nossa intenção e atenção para o que queremos mudar em nós. Lembre-se ainda que este processo começa fora do corpo, no nosso espírito, e que deve ser adquirido por automatismos consolidados em atos quotidianos do nosso "corpo".

Perfomance Global, seis dicas:

1. Definir os Objetivos- tudo começa por escrever de forma intencional e clara o que pretende atingir, qual o prazo necessário e quais as consequências do fracasso desta missão. O Impossivel é o que nós não desejamos.

2. Planear o Método- organize do fim para o início como pretende lá chegar, focando-se sempre no primeiro e próximo passo. Lembre-se que o passo não pode ser maior que a sua "perna". Sonhar grande, concretizar pequeno.
3. Respeitar a Disciplina - o Treino alimenta-se de rotinas, todos os dias, sem exceção, dar um passo rumo ao nosso objetivo. Mais vale um pequeno que nenhum passo. A rotina faz a performance.

4. Aceitar a Paciência - o erro e tempo fazem parte do processo de Treino, são testes à sua persistência, esteja preparado para abraçar a adversidade e aguarde, pois as mundanças comportamentais só são observáveis a médio/longo prazo. Não desespere acredite e cumpra o planeado.

5. Usar positivamente a Motivação - a superação nunca acontece sem acesso a esta energia potencialmente infinita. Use-a de forma inteligente, presenteando o seu ego com cada pequena vitória quotidiana. Todos dias temos de saber vencer uma pequena conquista, esse é o segredo!

6. Desfrutar o Presente - a tensão, ou bloqueio físico/mental, ou seja, o stress, é o maior limitador de um programa de Treino de sucesso. Não fique obecado com o futuro, ele chegará como o planeou ou melhor que o previsto. Por enquanto, viva o que faz com prazer.

Agora só falta entender que com este poder poderá ser causador do seu futuro. Futuro esse que começa a acontecer quando o desejar, do espírito para o corpo. Um campeão é quem vê o futuro e começa a Treinar para ele, AGORA!

Bons treinos em 2016!

*Judoca português. Participou nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, conquistando o 3.º lugar e primeira medalha para Portugal na disciplina de judo e a 16.ª medalha olímpica portuguesa da história. Foi também campeão da Europa, em 1999, vice-campeão europeu em 2003 e medalha de bronze nas Universíadas de 1998. Figura de destaque no desporto nacional, foi o atleta escolhido como porta-estandarte da delegação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.


IN "VISÃO"
04/06/16

.

Sem comentários: