27/05/2015

.


535.
Senso d'hoje

ANN PELLEGRINI
PROFESSORA UNIVERSITÁRIA
NOVA YORK
   SOBRE DIFICULDADES DE GÉNERO


Aos alunos
“Falo-lhes sobre as portas da casa de banho. Cada aula dura três horas, por isso faço um intervalo a meio. Na altura da pausa digo-lhes: descansem um pouco, podem ir à casa de banho. Se forem à casa de banho, depois de entrarem pela porta, pensem em como sabiam em que porta entrar. A maioria de nós nem sequer pensa duas vezes em que porta entrar. Entra e pronto. Mas as casas de banho balizam e definem o género. Faço este exercício para os fazer pensar sobre a evidência do género. As casas de banho são um elemento preocupante para as pessoas transgénero, por exemplo. Se entrarem na casa de banho que os outros consideram a errada, podem ser importunados e violentados pelos outros.”

Performance
É a performance que traduz o género, porque entras numa porta que ou diz “mulheres” ou “homens” e foste ensinada/o desde muito cedo em que porta entrar. Nós sabemos em que porta entrar e como agir quando entramos no ‘sítio certo’. Performance tem a ver com pormenores, como a forma como cruzas as pernas ou deixas as pernas abertas. Performance inclui representar algo e depende muito dos ‘guiões sociais’ sobre os quais vivemos”.

O livro "LOVE THE SIN"
“O título ‘Love the sin’ (ama o pecado) é uma resposta para as pessoas perceberem que é preciso criar espaço social para as pessoas serem diferentes. Para serem mulheres, para serem homossexuais, para serem negros. Tens de lhes permitir que eles tenham espaço na sociedade. As mulheres não têm de se conformar com os padrões masculinos de liderança, os negros não têm de agir como se fossem ‘brancos’ para conseguirem aceitação social. O título ‘ama o pecado’ é uma chamada de atenção. É uma sátira a essa ideia católica de condenar o ato que foge da norma, de proclamar que não há lugar para quem age de forma diferente.

* A investigadora de 51 anos esteve em Portugal pela primeira vez para dar a conferência “Sex, Sacrilege and the trouble with performance”, integrada no festival Gender Trouble.

 ** Excertos de importante entrevista ao "OBSERVADOR"

 
*** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.  


.

Sem comentários: