18/12/2015

.
HOJE NO
"RECORD"

São Silvestre de Lisboa 
vai ter competição de equipas

A oitava edição da corrida São Silvestre de Lisboa, que se realiza a 26 de dezembro, vai atingir este ano os 12.000 participantes e terá, pela primeira vez, uma competição de equipas mistas.

Neste particular, cada equipa deverá ter um mínimo de seis atletas (pelo menos, três homens e três mulheres), sendo a classificação final apurada através do somatório dos tempos dos três primeiros homens e das três primeiras mulheres de cada formação.
.
Por outro lado, a São Silvestre, que tem início marcado para as 17h30 do dia seguinte ao Natal, terá mais 2.000 participantes que no ano passado, mantendo o crescimento registado desde a primeira edição, em 2008, que contou com 3.200.

"Ao fim de sete anos, fomos galardoados com o prémio de maior evento desportivo, atribuído na Gala dos Eventos. O aumento de participações é sempre um objetivo. Veremos se é possível continuar a crescer", afirmou o diretor da prova, Hugo Sousa, durante a apresentação, que teve lugar na Câmara Municipal de Lisboa.

A São Silvestre de Lisboa, que tem uma distância de 10 quilómetros, continua a promover a competição 'Homens vs Mulheres', que após seis anos é liderada pelas mulheres, vencedoras de quatro edições contra duas dos homens.

Dulce Félix, totalista da prova e vencedora de quatro edições, entre as quais a de 2014, admitiu não estar "nas melhores condições", mas, ainda assim, frisou que vai "à luta".

A elite feminina parte com 2.23 minutos de vantagem em relação à masculina - a diferença com que terminou a última edição - tempo que, para Jéssica Augusto, "é curto, mas não é impossível".

"No ano passado também diziam que era impossível e a Dulce acabou por ganhar. Já tinha saudades desta adrenalina e do confronto com os homens", disse a atleta, vencedora em 2008 e 2010.

Do lado masculino também impera a confiança, com Rui Silva a assegurar que quer repetir o êxito de 2012.

"Todos querem ganhar e eu serei mais um. A prova terá de ser feita desde o início. É preciso gerir bem o esforço, para termos disponibilidade física para a parte final", referiu.

Já Hermano Ferreira, vencedor em 2011, revelou que gosta de "desafios" e que "é possível" anular os 2.23 minutos de vantagem das mulheres, enquanto Ricardo Ribas deixou conselhos à concorrência.

"Gostava de ganhar. Aconselho-vos a comer muitas rabanadas no Natal, porque estou farto de ser segundo e terceiro", brincou o atleta do Benfica.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, considerou que "a participação é o mais importante" e destacou o facto de a edição deste ano contar com 3.500 mulheres.

À semelhança do ano passado, a organização promove o prémio 'Campeões do último quilómetro', que, como a própria designação indica, irá premiar os atletas mais rápidos a cumprir os 1.000 metros finais da prova, disputados na íntegra na Avenida da Liberdade.

Antes da corrida principal, e com partida às 16 horas, realizar-se-á a São Silvestre da Pequenada, para crianças entre os cinco e os 13 anos.

A São Silvestre de Lisboa, que vai passar pela Praça dos Restauradores, Praça do Comércio, mercado da Ribeira, Santos, Cais do Sodré, Rossio e Marquês de Pombal, vai provocar alguns cortes de trânsito na baixa lisboeta.

* É sobretudo uma festa da vida.


.

Sem comentários: