13/12/2015

.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Afinal, as modelos XL estão 
a alimentar o problema da obesidade

O tema é polémico. Por um lado há quem defenda que a imagem estereotipada de beleza promove a anorexia e a depressão nas raparigas que não conseguem ter corpos tão magros. Agora, um estudo realizado por especialistas de marketing e de publicidade, vem alertar para o perigo contrário. A utilização de modelos XL alimenta a epidemia da obesidade, já que encoraja a ideia de que ter excesso de peso é aceitável. O que prejudica os estilos de vida e de alimentação do público.
 .
O co-autor do estudo, Brent McFerran, da Universidade Simon Fraser, no Canadá, considera: "Apesar de este estudo demonstrar que aceitar corpos maiores tem consequências negativas, a pesquisa também mostra que a estigmatização desses corpos e a humilhação da gordura não motiva as pessoas para perderem peso".

Para alcançar estes resultados, os investigadores realizaram cinco experiências para verificar como é que as pessoas reagiam a indicações que sugeriam que a obesidade é aceitável.

Sempre que isto acontecia, os sujeitos do estudo mostravam maior intenção de consumir, ou consumiam mesmo mais comidas pouco saudáveis e diminuía a sua motivação para ter um estilo de vida mais saudável.

Segundo os investigadores, esta mudança de comportamento deve-se ao facto de as pessoas passarem a ter uma sensação crescente de que a obesidade era algo socialmente aceite.

McFerran sugere: "Já que nem aceitar, nem estigmatizar corpos grandes atinge os resultados desejados, seria benéfico os responsáveis de marketing e os legisladores procurarem um meio termo, usando pessoas com um peso saudável e, mais importante ainda, tentarem não dar ênfase, de todo, ao tamanho do corpo". 

* Só o bom senso resolve.

.

Sem comentários: