15/09/2015

.


645
Senso d'hoje
      KEITUMETSE MATHEWS
EMBAIXADORA DA ÁFRICA DO SUL 
EM PORTUGAL
  RELAÇÕES PORTUGAL/ÁFRICA DO SUL

Temos uma relação muito antiga que precede o ‘apartheid' e colonialismo. A relação entre os dois países tem crescido de uma forma fenomenal nos últimos 21 anos. Temos um acordo bilateral e encontros ao mais alto nível para definir objectivos comuns. Neste momento, os ministérios responsáveis pela ciência e ensino superior dos dois países fizeram um acordo para promover a cooperação nos sectores da ciência e tecnologia. O acordo deve ser assinado até ao fim do ano. Do ponto de vista económico tem havido grandes investimentos entre Portugal e África do Sul, especialmente nos últimos quatro anos. Há empresas portuguesas que têm concorrido com sucesso a concursos públicos promovidos no âmbito do plano de desenvolvimento das infra-estruturas do país. Tudo o que estamos a fazer para desenvolver infra-estruturas, a saúde, a educação e o desenvolvimento rural, foi feito no contexto desse plano de desenvolvimento nacional.

PARIDADE ENTRE GÉNEROS
Na África do Sul, as mulheres tiveram um papel muita importante na luta pela libertação. As mulheres eram duplas vítimas do colonialismo e ‘apartheid'. Em muitos aspectos estavam à frente dos homens. Por exemplo, criaram a sua Freedom Charter antes da Freedom Charter aprovada pelo Congresso Nacional Africano (ANC) em 1955, onde foram incorporadas muitos dos princípios que constavam do documento feito pelas mulheres. As mulheres tiveram um papel fundamental na luta pela liberdade no país, o que lhes permitiu ter um papel essencial na sua emancipação e do país. Uma experiência que lhes deu a capacidade de lutarem pelos seus direitos, pelo que queriam e onde queriam chegar, nomeadamente na representação política. Para além disso, sempre foram muito cuidadosas e vigilantes a verificar se estavam a ser excluídas de algum sector ou processo político. As mulheres sul-africanas estão muito atentas à legislação aprovada e são parte activa no processo de desenvolvimento de políticas públicas.

PORTUGAL
Acho que Portugal é um país maravilhoso. A minha questão com Portugal é que não fala de si o suficiente. Portugal não faz ‘marketing' das jóias maravilhosas por todo o país, locais lindos e vistas maravilhosas, lindos jardins. Acho que Portugal precisa de ser muito mais promovido. Mas estou a adorar o meu tempo aqui em Portugal.

* Excertos de interessante entrevista ao "DIÁRIO ECONÓMICO"

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.  


.

Sem comentários: