21/08/2015

.


621
Senso d'hoje

  RICARDO BATISTA LEITE

 MÉDICO 

CO-AUTOR DO LIVRO

"CIDADANIA PARA A SAÚDE"
 SOBRE O PROPÓSITO DO LIVRO

O que demonstramos no livro é que o cidadão pode ter um papel efetivo na melhoria dos seus indicadores de saúde. É preciso que sintam que fazem parte de uma comunidade e isso só se consegue por via educacional. Seja pela educação para a saúde, que tem de ser sistematizada e transversal a todos os anos de escolaridade, mas também pelos profissionais de saúde. É dos laços com o médico e o enfermeiro de família que os doentes podem ter formação para gerirem melhor a sua saúde e auto cuidados.

Considero que a aposta na formação para a cidadania deve incorporar também a educação para a saúde como uma parte. Será necessário uma disciplina própria com profissionais próprios, com formação adequada para cada idade. Desde a pré-primária até à idade universitária. Olhando para evidência que existe neste livro, faz muito sentido até na vida profissional. A medicina do trabalho pode ter um papel importante na promoção da saúde.

"Troika preocupou-se com finanças. A saúde pública foi esquecida"

* Excertos de entrevista ao "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"


** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.

.

Sem comentários: