10/08/2015

.


610.
Senso d'hoje
   JÚLIA PEREIRA 
CANDIDATA A DEPUTADA/BE
TRANSEXUAL
  SOBRE O CONSERVADORISMO
PORTUGUÊS


“Já me foram recusados trabalhos por ser transexual”

PORTUGAL CONSERVADOR
Centrando-me nas questões de género, temos legislação avançada, mas práticas bastante recuadas. As minorias sexuais são muito vulneráveis no nosso país e ainda há muita recusa em encarar as suas realidades de frente e combater a discriminação.

É preciso inverter a actual situação de invisibilidade. É preciso ouvir os cidadãos na primeira pessoa, saber o que têm a dizer. No campo legislativo, é necessário construir leis que correspondam às verdadeiras necessidades de cada um. Às pessoas transexuais falta reconhecimento e respeito. Precisamos de alterar a Lei de identidade de género, de forma a garantir o direito à autodeterminação, e que o policiamento das identidades, baseado num diagnóstico de saúde mental, termine.

O meu activismo foi sempre político, não me estou a envolver só agora. Os direitos das pessoas transexuais são a minha maior preocupação, por serem os que primeiro me tocaram a pele. A cidadania plena ainda nos é negada e por isso acredito tanto na importância de estar visível e disponível para falar com todo o tipo de pessoas. É onde esta candidatura se insere mas os meus interesses políticos são mais vastos. Preocupa-me por exemplo, a precariedade que atinge a minha geração. Eu própria, à semelhança de tantos jovens em Portugal, sou uma pessoa altamente qualificada, fiz vários cursos, e não consigo encontrar oportunidades de trabalho na minha área.

* Excertos de interessante entrevista ao "i".



** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 


.

Sem comentários: