26/07/2015

.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Metade da equipa de hóquei cubana
 foge para os Estados Unidos

Metade da equipa masculina de hóquei cubana, que competia nos Jogos Pan Americanos, em Toronto, fugiu para os Estados Unidos, revelou, este sábado, um jogador e fontes próximas da delegação.
.
LA HABANA DEMOCRÁTICA
Fontes indicaram que oito dos 16 jogadores cubanos fugiram, enquanto o membro da equipa Roger Aguilera disse serem antes sete, avançou a AFP.

Não são os primeiros cubanos a fugir durante os Jogos Pan Americanos. Na semana passada desaparecerem quatro remadores, incluindo o medalha de prata Orlando Sotolongo.

Na competição de 1999, em Winnipeg, oito membros da comitiva cubana também defectaram.

As barreiras legais para os cubanos viajarem para o estrangeiro terminaram em Janeiro de 2013, mas isso não acabou com a fuga de artistas e atletas, atraídos por salários mais altos noutros países.

O governo cubano aumentou então os salários dos atletas e começou a permitir que assinassem contrato com clubes estrangeiros, mas mesmo assim as fugas continuaram.

Ainda voltou a acontecer na Gold Cup de futebol realizada este mês nos Estados Unidos e no Canadá, apesar da aproximação histórica entre Cuba e os Estados Unidos.

* Tudo o que a revolução cubana teve de verdadeiro e espontâneo perdeu-se com a ditadura dos irmãos Castro, não é o restabelecimento de relações com os USA que instala a democracia em Cuba.

.

Sem comentários: