02/06/2015

CLÁUDIA SEMEDO

.




Na mesma situação, 
eu sou o outro

As únicas guerras que valem a pena são as que travamos internamente na conquista do contacto com a nossa essência, a caminho do nosso desenvolvimento pessoal.

Escrevo-me de onde sou e na certeza de que a minha verdade não reclama mais do que assume ser. Não se tratando de uma afirmação de humildade mas sim de uma convicção, partilho-a por dizer muito da minha posição perante o posto que assumi neste Ano Europeu para o Desenvolvimento.

Apresento-me. Desde o momento em que me consciencializei da minha existência que me sei factor permanente em todas as equações cujo resultado seja a discussão.
Algumas mais dramáticas, o lado artístico revelou-se muito cedo em mim, outras, na sua maioria, debates acesos pelo fervor da busca incessante pelo que é justo, pelo conhecimento ou pela defesa da validade das minhas experiências.
.
Nunca gostei de barulho mas nunca o temi ou driblei quando surgiu no meu caminho.
.
Falava, mesmo quando não era solicitada a minha opinião, se a conversa afectasse as minhas escolhas ou perturbasse a minha concepção do mundo e intervinha se presenciasse comportamentos abjectos.
.
Nunca alinhei. Vivia num mundo muito meu mas sentindo-me e sendo parte integrante de um mundo comum. Nem mais, nem menos. A idade, a origem, o género, o cargo, a capacidade de reter datas e factos, os apelidos, o número de dígitos das contas bancárias ou os canudos nunca tiveram em mim senão o peso da presença traduzida em carne e osso nas acções.
.
Sempre tive voz e fiz-me ouvir por acreditar que sou a melhor advogada que as minhas ideias poderão contratar.
Sou a terceira e última da dinastia, justamente feminina, Ferreira Semedo. Quatro anos distanciam o meu do nascimento da primogénita. Partilhávamos aposentos. Estava montado o cenário perfeito para a guerra. E ela foi declarada. Várias vezes. E eu sempre presente, sempre a minoria (a aliança deu-se pela semelhança de interesses da superioridade etária).
.
Aos gritos, puxões de cabelo, impropérios proferidos e às lágrimas os nossos progenitores respondiam com paciência e sabedoria. Nunca se posicionavam perante as apresentações inflamadas dos temas que provocavam a disputa antes reforçavam a importância do respeito pelo outro e tornavam-nos responsáveis pelo restabelecimento da paz. A mais profunda. A de espírito.
.
E ali ficávamos horas a fio, barriga com barriga, olhos nos olhos, a sentir a respiração do inimigo, o calor da pele e os contornos dos umbigos. Todo o arremesso fazia ricochete. Gritar não fazia sentido. A raiva era a primeira a ceder e o orgulho, cavalheiro, acompanhava-a. O cansaço acomodava-se, o bom senso impunha-se e ela, a outra, a boa, ia-se instalando lentamente, entre tímidos retrocessos e corajosos avanços. Com o tempo, as guerras foram-se aquietando e o diálogo, a única arma fornecida pelos nossos soberanos para a resolução das contendas, revelou-se eficaz no encontro das nossas diferenças.
.
À semelhança da paz, este processo instalou-se em mim. Não tendo perdido a matriz do eterno questionamento e a firme necessidade de testar ao limite os meus argumentos, atrofiei o músculo gatilho para o ataque às ameaças às minhas ideias, vontades e convicções. Rapidamente percebi que as mesmas não precisam de defesa e que, a cada teste, fortalecem ou dão lugar a outras que me traduzem melhor. Com a mesma velocidade descobri que o único intuito desejável numa discussão é a aprendizagem, o auto conhecimento e o crescimento e esses só se dão quando nos disponibilizamos a ouvir. As únicas guerras que valem a pena são as que travamos internamente na conquista do contacto com a nossa essência, a caminho do nosso desenvolvimento pessoal. E de repente, quando eliminamos os medos e as inseguranças, estamos mais próximos de nós e estamos mais próximos do outro. Entre nós só as circunstâncias. Na mesma situação, eu sou o outro. Instalado este pressuposto e assumido o compromisso com a verdade e com a justiça, o mundo será outra coisa, todas as vidas valerão o mesmo e as intenções que as constituições, convenções e declarações defendem serão efectivamente direitos pois, aí sim, serão inalienáveis.
.
Seremos a paz, a segurança e desenvolvimento que procuramos.

Embaixadora do Ano Europeu para o Desenvolvimento

IN "PÚBLICO" 
31/05/15
.

Sem comentários: