02/06/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 DA MADEIRA"

África perde anualmente 60.000 milhões de dólares por causa da corrupção

A corrupção dos políticos e dos empresários custa anualmente 60.000 milhões de dólares ao continente africano, o que equivale a 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB), denunciou a ONU em Dacar, Senegal.
 .

"Esta tragédia não pode continuar sem pôr em causa as bases do Estado de Direito e pôr em perigo a paz, a segurança e a estabilidade dos países africanos", assegurou o diretor para África do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Abdoulaye Mar Dièye.

O responsável pelo PNUD falava durante uma reunião de ministros da Justiça dos 15 países da África Ocidental.

O Presidente do Senegal, Sacky Mall, anfitrião do encontro, afirmou que África "não é o continente da corrupção, que é um fenómeno global".

"É uma praga, um cancro de que não se salva nenhum Estado, nenhuma sociedade humana, nenhuma instituição governamental ou não governamental", disse.

Para o chefe de Estado senegalês, a corrupção torna impossível atingir os objetivos do desenvolvimento económico e social do continente africano.

Os participantes no encontro definiram um roteiro para combater a corrupção, nomeadamente através da prevenção e do reforço do Estado de Direito.

* Não pelas mesmas razões concordamos com o presidente senegalês, África importou o que de pior havia no Ocidente e na Ásia, esta importação é secular, o ocidente escolheu uns fantoches como testas de ferro e mantém o negócio que lhe convém.
É confrangedor que um continente pátria de Mandela, o melhor ser humano do séc XX, seja o covil de energúmenos como Obiang, Mugabe e ZEDU.

.

Sem comentários: