14/06/2015

.


553.
Senso d'hoje
NUNO 
MORAIS SARMENTO
 ADVOGADO
 EX-MINISTRO
GOVERNO DE DURÃO BARROSO 
SOBRE AS GRANDES MUDANÇAS

Citando Arturo Pérez-Reverte
Um dos maiores desencontros do homem na sociedade moderna é, primeiro, o facto de sermos animais sensoriais, apesar de vivermos muito pouco os sentidos – e isso vê-se, porque trabalhamos 11 meses que nem uns cães e depois vamos de férias com o dinheiro por que nos andámos a matar durante o resto do ano, e quando voltamos falamos nas cores, nos cheiros, nos sons, nas paisagens – uma espécie de farra dos sentidos, a confissão dessa necessidade. 
Segundo desequilíbrio: na natureza há animais individuais e animais gregários. O ser humano é gregário e, de todos, o único com a capacidade de ser auto-suficiente, autónomo se sozinho, e o único que em comunidade precisa de manter a identidade.

Paulo Portas viverá para a vida com o remorso de não ter sido líder do PSD – na cabeça dele – por, porventura, erro próprio, porque acha que se não tivesse saído seria líder.  Viverá com esse trauma, não há nada a fazer.

É um trauma parecido com o que Marcelo Rebelo de Sousa viverá se não se candidatar à Presidência da República. Se este governo continuar, Portas continuará uma relação que sabemos difícil, não é uma coligação de felicidade. Se não continuar, como é que é? Aquilo já não dá muito mais. O pano, qualquer dia, de tanta lavagem rasga.

* Excertos de entrevista ao "i". 

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 
.

Sem comentários: