14/06/2015

.


ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

Cientistas 
"Distraidamente Sexy"

Richard Hunt, Nobel da Medicina em 2001, fez afirmações consideradas machistas sobre as mulheres cientistas, acabou despedido e gozado na Internet

"Deixem-me que vos diga qual é o meu problema com as raparigas: Há três coisas que acontecem quando elas estão no laboratório... Apaixonamo-nos por elas, elas apaixonam-se por nós e quando as criticas, elas choram" disse Tim Hunt, 72 anos, durante a Conferência de Jornalistas de Ciência na Coreia do Sul, na passada terça feira, 9. Este comentário causou o despedimento de Tim, da University Colegge London (UCL).
espedimento de Tim, da University Colegge London (UCL).

Richard Timothy Hunt é um bioquímico britânico, em 2001 recebeu o Nobel da Medicina. Após a declaração de Hunt, a UCL anuncia que este "deixou o seu posto como professor honorário da Faculdade de Ciências" e pode ler-se ainda que "a UCL foi a primeira universidade, em Inglaterra, a admitir mulheres em condições de igualdade com os homens".

No seguimento deste comentário, surgiu na internet um movimento de revolta contra o sexismo, apelidado de #DistractinglySexy (distraidamente sexy). Este movimento consiste em postar fotografias, em várias redes sociais como Twitter ou Instagram, de cientistas mulheres, a trabalhar no laboratório. Os posts têm descrições muito mordazes e sarcásticas, como por exemplo: "Estou realmente contente que a [Marie] Curie tenha conseguido fazer uma pausa do choro para descobrir o Rádio [elemento químico Ra] e o Polónio [elemento químico Po]".

"Este prémio Nobel ainda acha que estamos no período Vitoriano?" foi o comentário, no Twitter, de Connie St. Louis, diretora do Mestrado em Jornalismo de Ciência, da City University, em Londres.

Na passada quarta feira, o bioquímico desculpou-se num programa de rádio da BBC afirmando não ter "intenção de ofender", estando apenas a ser honesto. "A ciência trata-se de chegar à verdade e tudo o que se interponha no caminho, mina a ciência", acrescenta o cientista. Tim Hunt descreveu-se como machista, na conferência e defendeu a separação entre homens e mulheres nos laboratórios.

* Como um cientista se lixa metendo-se com neurónios femininos.

.

Sem comentários: