26/05/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

MP acusa três pessoas de tráfico
 de crianças angolanas

A atuação dos arguidos consistia na retirada das crianças do continente africano.

O Ministério Público acusou três pessoas pela prática dos crimes de associação de auxílio à imigração ilegal e tráfico de menores, no âmbito de uma investigação sobre tráfico de crianças de Angola para a Europa. De acordo com informação disponibilizada esta terça-feira pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) os menores eram retirados de Angola, com destino aos países do espaço Schengen, com uso de documentos falsos (outra das acusações contra os três arguidos). 
 .
"A atuação dos arguidos consistia na retirada ilegal de menores do continente africano, através da obtenção de documentação falsa, assegurando o acompanhamento de menores em viagem, nomeadamente de Angola com destino a Países do Espaço Schengen, contando com a logística, disponibilizada a troco de dinheiro", de uma organização criminosa sedeada em Luanda, informa o DCIAP. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrónicos e os menores foram acolhidos por uma instituição, acrescenta.

Segundo o Observatório de Tráfico de Seres Humanos foram sinalizados no ano passado 27 menores, nove deles de Angola, como presumíveis vítimas de tráfico em Portugal. 

* Era interessante apurar-se quem é a "rectaguarda" destes criminosos, os que falsificam os documentos, os da logística.

.

Sem comentários: