17/05/2015

.

ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

Obesidade: 
Estudo 'manda' esquecer IMC 
e pegar num cordel

A investigação em causa alega que a avaliação tradicional através do cálculo do Índice de Massa Corporal tem muitas falhas e sugere um método alternativo 
 .
A fórmula que calcula o Índice de Massa Corporal (IMC) em função do peso e da altura (dividir o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado) não é consensual. 

Um atleta de topo, por exemplo, pode ser considerado acima do peso porque o IMC não tem conta os músculos. Da mesma forma, quem tenha gordura localizada barriga pode "passar" no teste. 

O que um novo estudo propõe é um método alternativo e simples para descobrir se é hora de emagrecer. E tudo o que é preciso é um cordel ou algo semelhante para medir a altura. Depois é só dobrá-lo ao meio e verificar se dá uma volta confortável à cintura.

Estudos anteriores já tinham demonstrado que o risco de doença cardíaca é menor nas pessoas cujo perímetro abdominal é inferior a metade da sua altura. Para esta nova investigação, a Universidade britânica de Oxford Brookes avaliou a saúde de quase 3 mil adolescentes.

Segundo o Telegraph, os cientistas descobriram que um terço dos participantes classificados como tendo excesso de peso teriam um resultado normal no teste de IMC.

* A gastronomia portuguesa e a viticultura são excelentes em qualidade e  em sabor, disfrute-as com moderação e alguns excessos.

.

Sem comentários: