24/04/2015

LUÍS VILAR

.



 Será o futebol um jogo
diferente para defesas, 
médios e avançados?

A resposta mais imediata à pergunta-título deste artigo seria ‘sim’, pois o futebol é um jogo colectivo em que os jogadores de uma mesma equipa procuram marcar golos e evitar que o adversário faça o mesmo. Porém, quando concebemos uma equipa de futebol como uma organização percebemos que cada jogador tem uma ação distinta (perfil técnico) que requer um esforço, também ele, distinto (perfil físico).

Se aceitarmos que os sistemas de jogo mais utilizados no futebol moderno são o 4:4:2 e o 4:3:3 (com um ou dois pivots defensivos), podemos sinteticamente diferenciar seis posições/funções específicas (ignorando o guarda-redes): (i) defesas-centrais, (ii) defesas-laterais, (iii) médios-defensivos, (iv) médios-ofensivos, (v) médios-ala ou extremos e (vi) pontas-de-lança.

A investigação demonstra que são os defesas que percorrem uma menor distância durante o jogo. Mais concretamente, os defesas centrais percorrem aproximadamente 9.3 Km/jogo e os laterais 10.1 Km/jogo. Estas distâncias são significativamente inferiores às percorridas pelos médios-centro (11.1 Km) e pontas-de-lança (10.7 Km). Os jogadores que correm mais são os médios-ofensivos (11.5 Km) e os médios-ala (11.3 Km).

Porém, quando analisada o número de sprints (deslocamentos à velocidade máxima), verificamos que os médios-alas efetuam cerca de 18 sprints por jogo, repousando 2min30s entre cada repetição. Os defesas-centrais e médios-centro são os jogadores que efetuam menos sprints (cerca de 8 e 9 por jogo, respectivamente), tendo cerca de 5min30s para descansar entre cada repetição.

O perfil técnico dos jogadores também é distinto. Por exemplo, o jogador que corre mais com bola são os médios-ala (286m), e os que correm menos com bola são os defesas-centrais (119m). Os restantes jogadores correm sensivelmente as mesmas distâncias com bola, isto é, os médios-defensivos 230m, os defesas-laterais 220m, e os pontas-de-lança cerca 212m. Porém, ninguém corre com bola mais do que 3% da distância total percorrida num jogo!

Os defesas-centrais costumam ter a bola em sua posse cerca de 42s por jogo. Por seu turno, os defesas-laterais, médios-defensivos e pontas-de-lança têm a bola aproximadamente 1min na sua posse (57s, 62s e 55s, respectivamente). Os jogadores que têm a bola mais tempo são médios-ofensivos (80s) e os médios-ala (72s).

Por isso, são os médios-ofensivos que dão mais toques na bola por posse (2.25). Ao invés, os jogadores que dão menos toques na bola por posse são os defesas, tanto centrais (1.75) como laterais (1.82). Os médios-defensivos e pontas de lança dão aproximadamente 2.02 e 2.08 toques na bola por posse, respectivamente.

Parece pois que os jogadores que estão envolvidos na fase de construção e finalização do processo ofensivo são aqueles que correm menos, e que contactam menos com a bola. Ao invés, são os médios-ala e médios-ofensivos que, para criarem situações de finalização, têm de correr mais contactar mais com a bola. Esta interdependência entre demandas técnicas e físicas da função tática dos elementos de uma equipa, deve ter em conta o perfil dos jogadores e ser alvo objectivo de treino durante a semana de trabalho.

Investigador e Coordenador de Desporto da Universidade Europeia

IN " A BOLA"
14/04/15


.

Sem comentários: